O Coritiba conquistou o primeiro turno do Paranaense no domingo (3) no jogo diante do Londrina (1 a 0) com uma campanha que deu pouca margem para contestação. Dos 11 jogos, venceu oito e empatou três, passando invicto pela metade inicial do campeonato. O aproveitamento de 82% é raridade entre os principais Estaduais do país.
Poucos são os times que têm desempenho semelhante ao do Alviverde. E apenas dois são superiores: o Cruzeiro - que jogou apenas quatro vezes - e o Goiás, ambos com 83% dos pontos disputados. Empatado com o Coxa está o São Paulo (82%) e logo abaixo surgem a Chapecoense-SC e o Flamengo (81%). Entre esses times, o Coritiba é o que mais entrou em campo (11 vezes).
Os três jogos em que o Coxa perdeu pontos foram contra o Operário, Paraná e Arapongas - todos fora de casa. Seis pontos que não fizeram a diferença.
Se mantiver esse desempenho, o título do segundo turno - e consequentemente o tetracampeonato estadual, sem a necessidade de uma decisão - estará praticamente garantido. E esse é o objetivo dos jogadores coxas-brancas, de não pisar no freio. "Acho que o segundo turno tem de ser nessa mesma pegada. Ganhar jogos fora importantes como esse [em Londrina]. O Coritiba é o time a ser batido no paranaense. E acho que é nosso mérito", comentou o volante Willian.
O Alviverde inicia o segundo turno no próximo domingo (10) diante do Operário, no Estádio Couto Pereira. A preparação, no entanto, começa somente na terça-feira (5), já que no dia após a conquista do primeiro turno todos os jogadores receberam folga. No retorno às atividades, os atletas que não têm sido aproveitados devem realizar um jogo-treino com o Paraná no CT da Graciosa. O restante cumprirá atividades regenerativas.
Confira abaixo as campanhas dos melhores clubes brasileiros nos estaduais:
Cruzeiro - Mineiro - 83% - 4J 3V 1E 0DGoiás - Goiano - 83% - 8J 6V 2E 0DCoritiba - Paranaense - 82% - 11J 8V 3E 0DSão Paulo - Paulista - 82% - 9J 7V 1E 1DChapecoense - Catarinense - 81% - 9J 7V 1E 1DFlamengo - Carioca - 81% - 9J 7V 1E 1D