Com um gol de Evandro aos 47 minutos do segundo tempo, o Coritiba conseguiu sua primeira vitória fora de casa neste Brasileiro. Ao vencer o Vasco por 1 a 0 neste sábado, no Maracanã, o Alviverde chegou aos 18 pontos, subiu momentaneamente para a 17.ª posição (pode ainda ser ultrapassado por Goiás e Joinville) e obteve também pela primeira vez seu segundo triunfo consecutivo.
A partida também confirmou a ascensão do Coritiba, que dos últimos seis jogos, perdeu apenas um.
Contra o Vasco, no entanto, era essencial vencer para continuar nutrindo esperanças de escapar do rebaixamento, mesmo jogando em territória adversário. E o desenrolar da partida mostrou que a tarefa estava longe de ser impossível. Nem a torcida, que no domingo passado havia comparecido em peso ao estádio para apoiar o Vasco contra o Joinville, parecia acreditar no time. Apenas 10 mil torcedores foram ao Maracanã neste sábado para ver a partida contra o Coritiba.
Confira a classificação da Série A.
Apesar disso, o time vascaíno partiu ao ataque contra o Coxa, ainda que desordenadamente. Com jogadores que pouco atuaram por seus clubes nesta temporada, como Jorge Henrique (que veio do Internacional) e Nenê (que durante o ano todo esteve em campo apenas 127 minutos pelo Westham, da Inglaterra), o ataque do time carioca desperdiçava todas as chances que conseguia criar.
Os atacantes que já faziam parte do elenco vascaíno na temporada não estavam melhores. Um lance emblemático aconteceu aos 24 minutos do segundo tempo, quando o colombiano Riascos recebeu um cruzamento de cara para o gol e, ao tentar finalizar, chutou no próprio braço – um lance digno de pelada entre solteiros e casados.
O Coritiba também desperdiçava vários contra-ataques e só melhorou com a entrada de Rafhael Lucas e Evandro. E foi dos pés dos dois que veio o gol da vitória. Já nos acréscimos, o zagueiro Jomar foi tentar sair jogando dentro da área vascaína quando recebeu o combate de Rafhael Lucas, que roubou a bola e cruzou para Evandro, de cara para o goleiro, chutar rasteiro no canto. Foi o quarto gol decisivo do jovem de 18 anos nos últimos cinco jogos em que participou. “Valeu a nossa entrega. A gente lutou até o final”, disse.
Chave do jogo
O erro da defesa vascaína foi determinante para o resultado, após 90 minutos de pouco futebol e muitos erros.
Craque
Evandro
Mostrou estrela, entrou no jogo já no final e fez o gol que deu a vitória ao Coxa.
Bonde
Jomar
Foi desatento no final da partida e deu de presente o gol ao adversário.
Guerreiro
Nenê
Ponto de referência técnica no Vasco, o recém-chegado meia tentou, finalizou mas demonstrou ainda estar sem ritmo de jogo.
Gols
2º Tempo
0 x 1 - 47 min.: Jomar entrega a bola para Rafhael Lucas na grande área, o atacante rola para Evandro empurrar para o gol na saída do goleiro.
Suspensos
Vasco: Dagoberto
Próximas partidas
Vasco
Goiás (fora); Figueirense (casa); Internacional (fora)
Coritiba
Chapecoense (casa); Grêmio (fora); Sport (casa)
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias
Moraes viola a lei ao mandar Daniel Silveira de volta à cadeia, denunciam advogados
Grupos pró-liberdade de expressão se organizam contra onda de censura