Alviverdes
Reforço
O zagueiro Leandro Almeida foi integrado ontem ao elenco do Coritiba na pré-temporada em Foz do Iguaçu. O jogador, que estava no Dínamo de Kiev, da Ucrânia, participará da última etapa da preparação alviverde na fronteira.
Zagueiro-artilheiro
Leandro Almeida estava no Dínamo de Kiev desde 2009. Formado nas categorias de base do Atlético-MG, o zagueiro foi o destaque da equipe no Campeonato Mineiro de 2008, quando foi artilheiro da equipe com sete gols.
Foram 14 dias de trabalho com 33 jogadores. Desde ontem, porém, o elenco do Coritiba se dividiu. Enquanto 20 atletas voltaram para Curitiba para finalizar a pré-temporada antes da estreia no Paranaense contra o Operário, no domingo, às 17 horas, em Ponta Grossa, os outros 13 permaneceram em Foz do Iguaçu para seguir a preparação para entrar em campo para valer somente na quarta rodada do Estadual antes faz dois amistosos, contra o Cerro Porteño de Ciudad Del Este, do Paraguai, dia 18, em Foz, e diante do Deportivo Colón, da Argentina, dia 26, no Couto.
A divisão também beneficia os trintões do clube, mais propensos a lesões neste início de temporada. Dessa forma, Alex, Lincoln, Deivid, Júlio César e Pereira serão "poupados".
O técnico Marquinhos Santos, que inicialmente comandaria o time somente a partir do quarto jogo, deixando o cargo com o auxiliar Tcheco, vai para o banco de reservas já na estreia. No entanto, ele ficou em Foz do Iguaçu e se junta ao restante do elenco na véspera do confronto com o time de Ponta Grossa.
Essa separação estava programada desde o ano passado. O que mudou foi que a equipe titular retorna já no sábado, dia 19 o planejamento inicial era de que voltasse a Curitiba somente no dia 24.
"A equipe principal vai precisar de mais tempo de preparação. Por isso programamos apenas amistosos, para terem um pouco de volume de jogo para desenvolver melhor o trabalho. Assim, fisicamente, estarão melhor para a estreia", explicou Marquinhos Santos.
A divisão do grupo seria maior não fosse a mudança na programação. Com o retorno do time titular já nessa semana, o treinador poderá integrar mais facilmente os jogadores e também terá a oportunidade de acompanhar pessoalmente tudo o que está sendo realizado, para não deixar nada ou ninguém de lado.
"Tomamos essa decisão de retornar antes e como já estarei por lá [Curitiba], vou comandar a equipe. Assim não vai haver a necessidade de dividir o grupo por mais tempo e vamos trabalhar com um grupo apenas para a sequência do Paranaense e do ano", completou o treinador.
Apesar de a partir de sábado ser apenas um grupo, a equipe titular não sairá de Curitiba antes da sétima rodada, quando enfrenta o Arapongas. Mais um ponto do planejamento para não sobrecarregar a equipe considerada titular pega o J. Malucelli e o Nacional no Couto Pereira e o Paraná, jogo por enquanto marcado para a Vila Capanema.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano