A vitória sobre o Atlético-MG, no próximo domingo, no Estádio Independência, pode salvar o Coritiba matematicamente do rebaixamento e ainda livrar o time de uma marca negativa. Se não vencer o Galo, o Coxa vai consolidar a pior campanha do clube como visitante em Brasileiros desde 2003, quando o campeonato passou a ser disputado em pontos corridos.
Na atual edição, o Alviverde atuou 18 vezes longe de Curitiba e venceu apenas uma vez superou o Grêmio por 3 a 2, em Porto Alegre, em 27 de julho. Nas outras partidas, foram seis empates e 11 derrotas, um aproveitamento de apenas 16,6%.
Até então, o pior desempenho da equipe do Alto da Glória como forasteiro havia sido registrado em 2009, ano do último rebaixamento do clube. Naquele ano, o Coritiba somou 11 pontos em 19 duelos como visitante (duas vitórias, cinco empates e 12 derrotas) e amargou a queda para a Série B.
Aliás, apenas o Grêmio em 2009 e o Náutico em 2012 tiveram uma campanha tão ruim e, ainda assim, não caíram.
Contra o Atlético-MG, mais uma vez o Coxa não terá uma tarefa fácil. O time mineiro é o terceiro melhor mandante do Brasileiro, com 12 vitórias, cinco empates e uma derrota. Além disso, historicamente o Alviverde não costuma se dar bem em Belo Horizonte. Em 19 duelos diante do Galo como visitante em Brasileiros, o Coritiba venceu apenas uma vez, em 2003, e perdeu 16 vezes.
No triunfo de 2003, Tcheco e Marco Brito marcaram os gols da vitória coxa-branca por 2 a 1, no Mineirão.
Deixe sua opinião