FICHA TÉCNICA: Sousa 0 x 3 Coritiba
Depois de três jogos adiados por ações judiciais, o Coritiba finalmente estreou na Copa do Brasil nesta quarta-feira (1.º), em Sousa, na Paraíba. E a campanha do Alviverde, vice-campeão do torneio nas últimas duas edições, não poderia ter começado melhor. Mesmo com os reservas em campo - os titulares foram poupados para a primeira partida da decisão do Paranaense, no domingo (5) - a equipe derrotou o Sousa por 3 a 0 e eliminou o jogo de volta da primeira fase.
O zagueiro Bonfim abriu o placar no primeiro tempo, após bate e rebate na área. Na etapa final, o atacante Júlio César arriscou de longe e contou com a falha do goleiro Delmir para aumentar o placar. O meia-atacante Luizinho, nos acréscimos, definiu a vitória dos visitantes.
O próximo compromisso coxa-branca na Copa do Brasil será contra o Nacional, do Amazonas, ainda sem data definida. Antes, porém, o time do técnico Marquinhos Santos tem pela frente a primeira das duas partidas contra o Atlético, pelo Estadual.
"Sabíamos que seria difícil, mas a equipe veio comprometida e conseguimos o nosso objetivo, de matar o jogo de volta e focar no Atletiba", resumiu o zagueiro Pereira.
Está foi a quarta vez em que o Coritiba eliminou a segunda partida da fase inicial da Copa do Brasil. Antes, o Alviverde havia passado com facilidade por Fortaleza (1999), Poções (2000) e CFZ (2005).
O jogo
Disputada em gramado ruim, a partida teve poucas finalizações no primeiro tempo. A melhor chance do Coritiba foi aos 11 minutos, quando Sérgio Manoel arriscou de fora da área, mas a bola passou perto da trave direita e saiu.
Mas quem esteve mais perto de balançar a rede foi o Sousa. Aos 25, Jaílton cobrou falta direta, o goleiro Vaná soltou a bola na frente de Eduardo Rato, que, sozinho, chutou para fora.
Se pelo chão as coisas não fluíam, pelo alto foi diferente. Aos 37, Zé Rafael cobrou a falta e, depois de bate e rebate dentro da área, Bonfim apareceu sem marcação para fazer o gol do Coritiba.
O Sousa voltou para o segundo tempo disposto a buscar o empate e esboçou uma pressão no Coritiba. Toty e Marcio apareciam na frente, mas a Escudero e Pereira conseguiam evitar os chutes no gol de Vaná.
Só que aos 20, Jaílton saiu errado, perdeu a bola para Luizinho que tocou para Julio Cesar arriscar de pé esquerdo e fazer um golaço, marcando o segundo do jogo.
Abalado pelos dois gols, o Sousa não teve forças para reagir. Toty e Jaílton arriscaram lances pelo alto, mas a zaga do Coxa foi soberana e conseguiu afastar todas as bolas.
E nos acréscimos Luizinho aumentou e fechou o placar. O meia se livrou da marcação e guardou o terceiro do Coritiba, eliminando o segundo jogo em Curitiba.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”