O Coritiba chegou ontem a Foz de Iguaçu para o período mais importante da temporada de 2014, pelo menos na opinião do capitão Alex.
As duas semanas a mais de preparação em relação a 2013 justamente o período em que o elenco vai treinar na fronteira poderão amenizar sensivelmente um dos problemas que mais atormentou o Alviverde no segundo semestre das duas últimas temporadas: o excesso de lesões.
"Talvez este seja o período mais importante para todos nós. A importância é vital para o ano em termos de cuidado, de adquirir o peso ideal e de ganhar força necessária", enfatiza o camisa 10, que também é um dos cabeças do movimento Bom Senso FC grupo que exige um calendário mais planejado.
Ao todo, a pré-temporada do Coritiba, que começou semana passada, no CT da Graciosa, será de 36 dias. A equipe principal só estreia no Campeonato Paranaense na 6ª rodada, dia 14 de fevereiro, diante do Rio Branco. Até lá, a equipe sub-23, comandada pelo técnico Zé Carlos e reforçada com alguns atletas do profissional, como o atacante Keirrison, jogará o Estadual.
O resultado desse planejamento mais dilatado o clube já está colhendo. Segundo o fisiologista Raul Osicki, enquanto que neste período dos anos anteriores o time estava prestes a estrear na temporada ainda sem condições ideais, agora toda a carga de trabalho está sendo administrada na medida certa.
"Avaliações que antes não tínhamos condições de fazer, como equilíbrio muscular, por exemplo, nessa temporada nós já concluímos e agora vamos definir as dosagens do trabalho totalmente individualizadas para cada atleta", conta .
O que fará toda a diferença também para o goleiro Vanderlei. "Em termos de entrosamento, a maioria do grupo já se conhece, só chegou um jogador ou outro. Então o que a gente precisava mesmo era desse período para treinar parte física e tática com calma para buscar um ano melhor", diz.
Deixe sua opinião