• Carregando...

Medir a força de um clube, o peso de uma camisa, é impossível. Mas a matemática pode servir para dar peso aos resultados obtidos em campo pelos times, servindo de base de comparação entre eles.

Com esse objetivo em mente, a Gazeta do Povo elaborou um ranking das equipes paranaenses, levando em consideração o que cada uma alcançou desde 1933, quando o futebol brasileiro se profissionalizou. Entraram na relação (veja gráfico) os campeões e vices do Estadual desde aquele ano. Ao todo, 27 agremiações – muitas já extintas – marcaram presença.

Apesar de os campeonatos internacionais e nacionais renderem pontuações superiores, pela exigência técnica, o Coritiba lidera o ranking pelo sucesso dentro de casa. Os 34 títulos e 16 vices do Estadual renderam 2.440 dos 3.670 pontos do Alviverde.

O cenário do segundo colocado, o Atlético, é oposto. Se no Paranaense somou apenas 1.540 pontos (900 a menos do que o time do Alto da Glória), o Furacão se apoiou no bom desempenho fora das bordas do Paraná para caçar o rival na lista: com 3.105 pontos, está em desvantagem de apenas 565.

Em terceiro, prejudicado também pelo pouco tempo de vida – foi fundado em 1989 –, o Paraná somou 1.065.

O grande desafio do levantamento foi encontrar critérios justos para campeonatos com fórmulas bem distintas. Como a intenção era valorizar os resultados, optou-se por premiar campeão, vice e os times que chegaram mais longe nos torneios. Evitar a queda rendeu apenas um pequeno bônus.

Competições sem rebaixamento, comuns até os anos 90, deram pontos apenas aos quatro primeiros. Esse critério refletiu em times como Grêmio Maringá, Londrina, Colorado, Pinheiros e Operário, que disputaram o Brasileiro nesse período, mas com pouco destaque.

A LISTA

Neste fim de ano, a Gazeta do Povo fez um exercício matemático para elaborar um ranking dos times paranaenses. Foram incluídos os resultados nos principais torneios disputados pelos campeões e vices do Estadual entre 1933 e 2014 (role a lista para o lado para ver todos os resultados). Confira.

Times em atividade

Outros timesInclui times que foram extintos, participaram de fusões ou deixaram de disputar campeonatos de futebol.

Observações:1: Só estão no ranking as equipes que foram campeãs ou vice-campeãs paranaenses desde 1933, ano da profissionalização do futebol brasileiro. Em 2002, o Atlético é considerado pela Gazeta do Povo o campeão, e não o Iraty. O Paraná é o vice do mesmo ano.2: No caso do item "não caiu", nas Séries A e B, só estão computados nas competi-ções nas quais estava previsto rebaixamento.3: No caso da Série A, item Libertadores, foram computados pontos para times que se classificaram à competição sul-ame-ricana, quando previsto vaga no regulamento, e para times que ficaram em 3º ou 4º lugar nos campeonatos em que não foram distribuídas vagas ao Continental.4: Os campeonatos continentais englobados são: Copa Mercosul, Copa Sul-Americana e Copa Conmebol5: Os campeonatos interestaduais considerados são: Torneio do Povo, Copa Sul, Copa Sul-Minas e Seletiva para a Libertadores-99.6: O Campeonato Brasileiro inclui a Taça Brasil, a Taça Roberto Gomes Pedrosa, a Copa João Havelange, a Copa União e o Brasileirão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]