Calendário

Veja como será a preparação do Coxa durante a pré-temporada em Foz do Iguaçu:

6 de janeiro: Delegação coxa-branca embarca para Foz do Iguaçu. Ao todo, 35 atletas compõem o grupo que faz a pré-temporada na cidade da fronteira.

16 de janeiro: Clube relaciona cerca de 20 jogadores para a estreia no Paranaense e esse grupo retorna a Curitiba. Restante do elenco, provável time titular, permanece em Foz por mais uma semana.

20 de janeiro: Estreia do Coritiba no Estadual diante do Operário, em Ponta Grossa, às 17 horas. No dia 24, jogadores que ficaram em Foz se integram ao elenco.

CARREGANDO :)

A pré-temporada de 2012 do Coritiba foi pra lá de traumática em relação a lesões. Num curto período de tempo de apenas duas semanas, seis jogadores ficaram fora de combate. A meta deste ano, na preparação que começa amanhã em Foz do Iguaçu, é não repetir em nada esse retrospecto e ter o elenco em "ponto de bala" (jargão dos boleiros), senão para a estreia do Paranaense, pelo menos até o final do primeiro turno da competição local.

Publicidade

A lista das baixas do ano passado tinha Anderson Aquino, Cleiton, Djair, Éverton Ribeiro, Leonardo e Marcel. Entre eles, havia lesionados de fato e também aqueles que não se cuidaram muito bem nas férias, chegando acima do peso e muito aquém da capacidade aeróbica desejada.

O baque foi absorvido pelo clube, tanto que o departamento de fisiologia determinou metas aos jogadores até a reapresentação, realizada na última quinta-feira. Tudo para começar a temporada bem e o mais longe possível de lesões.

"Há alguns anos, observávamos um descompromisso dos atletas. Alguns voltavam com sete quilos acima do peso. Para recuperar isso, leva quase dois meses. E o risco de lesão é muito alto devido ao sobrepeso e à sobrecarga articular", explicou o fisiologista do Alviverde, Raul Osiecki.

De qualquer forma, a reclamação recorrente é de que o período para a preparação antes do Estadual é muito curto. Por isso, o clube decidiu dar mais tempo de pré-temporada para alguns atletas. O elenco que viaja hoje para Foz do Iguaçu tem 35 atletas, mas cerca de 15 deles vão seguir na cidade para melhorar o aspecto físico. Os outros 20, porém, vão para a "fogueira", para a estreia diante do Operário, no dia 20, em Ponta Grossa. Quem volta e quem fica vai depender do rendimento nas próximas duas semanas.

"Por quanto mais tempo temos o atleta sob nossos cuidados, melhor. Um mês de trabalho dá uma base de treinamentos muito sólida. Quando já colocamos em competição, o atleta não consegue dosar. Ele vai dar o máximo. Com a pré-temporada mais longa, vamos colocando gradativamente, sem tanta exigência física", completou Osiecki.

Publicidade

Para garantir a pré-temporada sob todos os cuidados dos preparadores físicos e fisiologistas, praticamente todo o CT da Graciosa foi "transportado" para a cidade da fronteira. Cerca de três toneladas de equipamentos e material esportivo foram levadas ontem. A vantagem coxa-branca é que repete a preparação em Foz pela terceira vez, o que significa menos tempo de adaptação e mais trabalho. A previsão é de que o time treine em dois períodos durante todos os dias de exílio.