O Coritiba conseguiu o que ainda não havia feito em 2016: venceu o Toledo, na partida de ida das quartas de final do Campeonato Paranaense. Jogando no interior do estado, na manhã deste domingo (3), o time alviverde sofreu com o forte calor da região, chegou a passar sufoco em alguns momentos, mas largou em vantagem no mata-mata. O Alviverde conseguiu marcar dois gols, com o atacante Kléber e com o meia Juan, e não tomou nenhum.
LANCE A LANCE: veja como foi a partida entre Toledo e Coritba
Confira os resultados e o chaveamento do Paranaense 2016
Leia a matéria completaA partida de volta acontecerá no sábado (9), no Couto Pereira, às 16 horas. O Alviverde pode até perder por um gol de diferença para avançar para a semifinal. Caso perca por dois gols, a decisão da vaga será nos pênaltis.
Nos dois encontros anteriores entre as equipes, vitórias do Porco por 1 a 0 e por 3 a 2, o Coritiba mostrou falhas defensivas e não conseguiu impor seu jogo. No embate deste fim de semana, porém, a zaga alviverde se mostrou sólida, mesmo quando foi pressionada. A equipe também mostrou opções ofensivas e contou com a eficiência de dois de seus principais jogadores, Juan e Kléber, para conquistar a vitória por 2 a 0.
- Confira os resultados e o chaveamento do Paranaense 2016
- Sem Wilson, Elisson ajuda Coxa a segurar vantagem contra o Toledo
- Coritiba inicia mata-mata com Toledo buscando esquecer ‘fantasmas do interior’
- O que os boleiros de Atlético e Coritiba pensam do atual momento político do país?
- Punições e críticas colocam arbitragem no centro das atenções do mata-mata
A partida foi marcada pela alta temperatura. Com os termômetros passando dos 30 graus, a preparação feita ao longo da semana pelos jogadores alviverdes se mostrou um diferencial. Mas nem todos no Coxa passaram ileso do horário das 11 horas. O atacante Negueba acabou substituído no intervalo, pois passou mal com o forte calor. Outro que sofreu foi o meia Dudu, que estava gripado e não suportou o ritmo da partida. Ele foi substituído no começo da segunda etapa.
Sem Wilson, Elisson ajuda Coxa a segurar vantagem contra o Toledo
Leia a matéria completaO goleiro Fabrício, do Toledo, também sentiu a alta temperatura, no fim da primeira etapa, mas foi atendido em campo e não precisou deixar o jogo.
Para o técnico Gilson Kleina, as características do jogo aliadas à condição climática acentuavam a preocupação com a parte física. “É uma equipe intensa, se você não estiver bem posicionado, sofre na transição. Com esse calor, aumenta o desgaste”, afirmou.
Já o atacante Kléber se mostrou satisfeito com a postura da equipe. Para o artilheiro do Paranaense, que marcou seu décimo gol no torneio neste domingo, o Coritiba soube enfrentar as adversidades e foi inteligente para não sofrer com a condição extrema do clima. “A gente tinha se cobrado. Com o calor muito forte, tinha que ter tranquilidade e inteligência para levar vantagem no resultado”.
O avante comemorou a vantagem conseguida fora de casa no confronto eliminatório. “A gente poderia ter jogado melhor, mas a vitória traz tranquilidade. Tem que respeitar o Toledo, mas a vantagem é boa”, destacou.
O jogo
O Coritiba não deu espaço para o Toledo no início do jogo, marcou no campo de ataque e aproveitou a bobeira da zaga do Porco, que errou na saída de bola, para abrir o placar, com 3 minutos de jogo. O meia Juan recebeu na direita e cruzou; o atacante Kléber apareceu entre os zagueiros para completar para o gol. Após abrir o placar, o Coxa recuou e passou a dar espaços para os donos da casa. Atrás no placar, o Toledo se lançou ao ataque e criou chances para empatar, principalmente com o meia Tácio, mas parou em boas defesas do goleiro Elisson.
Confira a seleção da rodada dos duelos de ida das quartas de final do Estadual
Leia a matéria completaO atacante Negueba passou mal e acabou substituído pelo meia Thiago Lopes. A saída do atacante mudou o posicionamento do meia Juan, que dominou o setor. Usando a velocidade dos jovens Thiago Lopes e Vinícius pelos lados do campo, Juan comandou os contra-ataques da equipe e acabou premiado com o segundo gol do jogo. Após jogada do lateral Carlinhos pela direita, Kléber dominou o cruzamento na marca do pênalti e colocou para trás, para a chegada de Juan, que bateu colocado no canto do goleiro, aos 11 minutos.
O gol fez o Porco se lançar todo ao ataque. A equipe do interior criou algumas chances, chegou a mandar bola no travessão, mas não conseguiu passar pela defesa alviverde, que contou com grandes defesas de Elisson, e agora precisa reverter a desvantagem de dois gols em Curitiba para sonhar com a próxima fase.
Nenhum jogador de Coritiba ou Toledo recebeu cartão.
Craque
Juan
O meia deu a assistência para o primeiro e marcou o segundo gol do Coritiba. A presença de Juan na criação, na segunda etapa, melhorou o time, que deixou de rifar a bola e passou a trocar passes no setor.
Bonde
Jhonathan
O erro na saída de bola no começo da partida atrapalhou as pretensões do time do interior no jogo. Atrás no placar desde o começo, a estratégia de se fechar e buscar o contra-ataque foi desfeita com três minutos.
Guerreiro
Kléber
O Gladiador marcou o seu e deu o passe para o gol de Juan. Poderia ter dado ainda mais tranquilidade para a equipe já no começo do jogo, mas desperdiçou chance frente a frente com Fabrício.
Chave do jogo
O Coritiba sofreu com o calor, teve pouca força na marcação no meio de campo mas contou com as presenças decisivas do meia Juan e do atacante Kléber para largar em vantagem nas quartas de final do Paranaense. O time da casa teve posse de bola, criou as melhores chances da partida mas esbarrou nos erros de finalização e nas defesas do goleiro Elisson e acabou passando em branco.
Gols
1º Tempo
0x1 - 3 mins.: Saída de bola errada da defesa do Toledo, Juan fica com a sobra de bola e cruza, Kléber aparece na segunda trave para escorar para o gol.
2º Tempo
0x2 - 11 mins.: Carlinhos faz jogada individual pela direita, vai ao fundo e cruza para trás, Kléber domina na marca do penalti e rola para Juan, que chega de trás e bate colocado.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Deixe sua opinião