Escudero vai poder disputar o Brasileirão 2013. A pena de 360 dias imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) pelas ofensas feitas contra o rival Atlético pelo twitter, após o primeiro jogo da final do Paranaense, foi substituída por uma multa de R$ 5 mil e mais seis partidas de suspensão no Estadual.
O número de jogos, entretanto, pode diminuir, caso o clube e o atleta estimulem a torcida a realizar doações de sangue. A cada 100 pessoas que contribuírem, o zagueiro ficará de fora uma partida a menos, mas existe o limite de quatro jogos que podem ser retirados. A diretoria do Coritiba irá definir onde e como serão feitas as doações. Portanto, Escudero cumprirá duas partidas de suspensão, no mínimo, caso a meta de doação seja alcançada.
"É uma iniciativa inédita, de cunho social, para ajudar o próximo. Estamos muito satisfeitos com a decisão da procuradoria esportiva", exaltou Itamar Côrtes, advogado que representou o Coritiba no caso.
A procuradoria do TJD reenquadrou o argentino para os artigos 250 e 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Antes, o jogador havia sido colocado no 243-D, que previa a longa punição.
O fato de ser um réu primário e a recente punição do segundo vice-presidente do conselho administrativo do Atlético foram fatores que colaboraram para a mudança do julgamento e a decisão mais branda para o caso de Escudero.
Para a decisão mais branda entrar em vigor, falta apenas o relator do processo fazer a homologação. "Está dentro dos parâmetros legais, então acredito que não teremos problemas", finalizou Côrtes.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana