Escudero vai poder disputar o Brasileirão 2013. A pena de 360 dias imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) pelas ofensas feitas contra o rival Atlético pelo twitter, após o primeiro jogo da final do Paranaense, foi substituída por uma multa de R$ 5 mil e mais seis partidas de suspensão no Estadual.
O número de jogos, entretanto, pode diminuir, caso o clube e o atleta estimulem a torcida a realizar doações de sangue. A cada 100 pessoas que contribuírem, o zagueiro ficará de fora uma partida a menos, mas existe o limite de quatro jogos que podem ser retirados. A diretoria do Coritiba irá definir onde e como serão feitas as doações. Portanto, Escudero cumprirá duas partidas de suspensão, no mínimo, caso a meta de doação seja alcançada.
"É uma iniciativa inédita, de cunho social, para ajudar o próximo. Estamos muito satisfeitos com a decisão da procuradoria esportiva", exaltou Itamar Côrtes, advogado que representou o Coritiba no caso.
A procuradoria do TJD reenquadrou o argentino para os artigos 250 e 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Antes, o jogador havia sido colocado no 243-D, que previa a longa punição.
O fato de ser um réu primário e a recente punição do segundo vice-presidente do conselho administrativo do Atlético foram fatores que colaboraram para a mudança do julgamento e a decisão mais branda para o caso de Escudero.
Para a decisão mais branda entrar em vigor, falta apenas o relator do processo fazer a homologação. "Está dentro dos parâmetros legais, então acredito que não teremos problemas", finalizou Côrtes.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas