A melhor campanha internacional da história do Coritiba chegou ao fim na noite desta quarta-feira (26), no estádio Atanasio Girardot, em Medellín, na Colômbia.
LANCE A LANCE: Veja como foi Atlético Nacional x Coritiba
Com três gols do atacante Borja, o Atlético Nacional venceu o Coxa por 3 a 1, de virada, e selou a passagem para a semifinal da Copa Sul-Americana. Atuais campeões da Libertadores, os colombianos enfrentam o Cerro Porteño, do Paraguai, na próxima fase.
O triunfo consolida a excepcional fase do Nacional em seus domínios nesta temporada: nos últimos 17 jogos, o time acumula 12 vitórias e 5 empates, somando cinco meses de invencibilidade.
O time comandado por Paulo César Carpegiani saiu na frente do marcador. Aos 43 minutos do primeiro tempo, o venezuelano César González cobrou falta com perfeição e fez um golaço. Foi seu primeiro gol em 18 jogos com a camisa do Coxa.
A partir daí, caberia ao Verdão segurar a vantagem. Cenário oposto ao das últimas duas partidas da equipe, quando saiu atrás do placar e teve de correr atrás do empate: contra o próprio Nacional, no duelo de ida da Sula [1 a 1]; e contra o Fluminense, pelo Brasileiro [1 a 1].
CURTA a página Coritiba Campeão do Povo no Facebook
Após o intervalo, porém, o time da casa empatou logo aos seis minutos. Borja arriscou de fora da área e venceu Wilson. Aos 14, o atacante aproveitou escanteio e, livre na área, após bobeira da zaga alviverde, virou o jogo em um golaço de voleio.
Aos 27, o árbitro anotou pênalti em Kazim, que teria dominado a bola com a mão dentro da área, algo que foi muito reclamado pelos jogadores do Coxa. Borja converteu com perfeição e fechou o placar que eliminou o Coxa.
Agora, resta ao Coritiba assimilar o revés e voltar as atenções para a delicada situação no Campeonato Brasileiro. O time volta a campo sábado (29), contra o Botafogo, fora de casa. Para o duelo, Carpegiani pode ter mais uma dor de cabeça. Com dores musculares na coxa direita, o zagueiro Luccas Claro deixou o campo ainda aos 20 minutos da etapa inicial e virou dúvida.
“A parte técnica acabou fazendo a diferença. Tivemos dificuldades com lesões seguidas em jogos decisivos”, avaliou Carpegiani, em entrevista para as rádios Transamérica e Banda B.
Há quatro jogos sem vencer na Série A, o Coxa está na 14.ª posição, com 38 pontos. Somente três pontos a mais do que o Vitória, que abre a zona de rebaixamento.
Confira quem foram os destaques da partida:
Craque
Borja
O atacante fez todos os gols do Nacional na partida e também na somatória dos dois jogos. O atacante de 23 anos provou novamente ser um dos melhores jogadores em atividade no continente.
Bonde
Iago
O artilheiro coxa-branca na competição com três gols sumiu em campo. Passou desapercebido o jogo todo.
Guerreiro
González
El Maestrico, como é chamado o meia, fez um golaço de falta e jogou bem até ser substituído para a entrada de Kléber.
Gols
1º tempo
0 x 1 (43 min) – González cobrou falta da intermediária com maestria e mandou na gaveta. Golaço do meia venezuelano.
2º tempo
1 x 1 (6 min) – Borja chutou da entrada da área e mandou rasteiro no canto de Wilson.
2 x 1 (14 min) - Golaço de Borja. O atacante colombiano ficou livre na cobrança de escanteio, ajeitou o corpo e acertou um lindo voleio.
3 x 1 (27 min)- Pênalti duvidoso. O árbitro marcou bola na mão de Kazim e Borja efetuou a cobrança no ângulo.
Chave do jogo
O Coxa saiu na frente e conseguiu ir para o intervalo com o resultado suficiente para avançar. Mas Borja resolveu para os colombianos em noite insipirada, marcando três vezes e decretando a eliminação coxa-branca.
Cartões
Amarelos: Kléber (Coritiba). Borja e Ibargüen (Nacional)
Próximos jogos:
Coritiba: Botafogo (fora); Atlético-MG (casa); Santa Cruz (casa)
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo