As torcidas de Atlético e Coritiba estão entre as seis mais apaixonadas do Brasil, segundo levantamento divulgado pela Pluri Consultoria, especializada no estudo do mercado do futebol nacional, nesta quarta-feira (16).
A pesquisa sobre o grau de envolvimento com o time estabeleceu quatro níveis de relação dos entrevistados com suas equipes - indiferente, simpatizante, torcedor e fanático. O clube com mais torcedores fanáticos foi o Grêmio (22,5%), seguido de Internacional (19,4%), Atlético-MG (17,2%), Santa Cruz (16,3%) e da dupla Atletiba.
O Furacão aparece em quinto, com 15,7%; o Coxa vem logo a seguir, com 14,7%. A paixão dos torcedores pelos dois principais clubes do estado supera, inclusive, o de times com maior número absoluto de fãs. Entre os corintianos, cuja torcida total é estimada em 21,5 milhões de pessoas, o grau de fanatismo é de 14,2%. Entre flamenguistas, são 12,7% de fanáticos entre 25 milhões de torcedores.
Segundo o economista Fernando Ferreira, sócio-diretor da Pluri, o grau de engajamento dos torcedores é uma informação crucial para as estratégias de marketing de clubes e empresas que investem no futebol. "O primeiro grupo (fanáticos e torcedores) tem uma propensão de consumo claramente superior aos menos engajados (simpatizantes e indiferentes)", explicou, na apresentação dos resultados.
Para a pesquisa, foram entrevistadas 10.545 pessoas de 144 cidades, em todas as regiões do país, no mês de janeiro de 2013.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Deixe sua opinião