As torcidas de Atlético e Coritiba estão entre as seis mais apaixonadas do Brasil, segundo levantamento divulgado pela Pluri Consultoria, especializada no estudo do mercado do futebol nacional, nesta quarta-feira (16).
A pesquisa sobre o grau de envolvimento com o time estabeleceu quatro níveis de relação dos entrevistados com suas equipes - indiferente, simpatizante, torcedor e fanático. O clube com mais torcedores fanáticos foi o Grêmio (22,5%), seguido de Internacional (19,4%), Atlético-MG (17,2%), Santa Cruz (16,3%) e da dupla Atletiba.
O Furacão aparece em quinto, com 15,7%; o Coxa vem logo a seguir, com 14,7%. A paixão dos torcedores pelos dois principais clubes do estado supera, inclusive, o de times com maior número absoluto de fãs. Entre os corintianos, cuja torcida total é estimada em 21,5 milhões de pessoas, o grau de fanatismo é de 14,2%. Entre flamenguistas, são 12,7% de fanáticos entre 25 milhões de torcedores.
Segundo o economista Fernando Ferreira, sócio-diretor da Pluri, o grau de engajamento dos torcedores é uma informação crucial para as estratégias de marketing de clubes e empresas que investem no futebol. "O primeiro grupo (fanáticos e torcedores) tem uma propensão de consumo claramente superior aos menos engajados (simpatizantes e indiferentes)", explicou, na apresentação dos resultados.
Para a pesquisa, foram entrevistadas 10.545 pessoas de 144 cidades, em todas as regiões do país, no mês de janeiro de 2013.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas