Em outubro de 1941, em plena Segunda Guerra Mundial, a dupla Atletiba decidiria quem seria o representante da capital na decisão do Campeonato Paranaense daquele ano. No primeiro jogo, na Baixada da Água Verde, o atleticano Jofre Cabral e Silva vociferava xingamentos direcionados ao zagueiro coritibano Breyer, que era alemão de nascimento, chamando-o de "quinta-coluna" e "coxa-branca", o que não demorou a ser repetido pelos demais torcedores rubro-negros presentes no estádio.
Mas a resposta veio rápida e na bola: vitória alviverde por 3 a 1, com Breyer sendo considerado o melhor jogador em campo. E o que começou como ofensa, com o tempo virou grito de guerra da torcida e o principal apelido pelo qual o Coritiba é conhecido: Coxa-Branca.
A história completa da passagem de Breyer pelo Coritiba, juntamente com as de outros 139 atletas, estará no livro Eternos Campeões, de autoria do Grupo Helênicos, que será lançado no próximo dia 31, às 19h, no Museu Oscar Niemeyer. Para mais informações, acesse o site.
Ficha:
- Nome completo: Hans Egon Breyer- Local e data de nascimento: Velbert (Alemanha), 06/02/1919- Posição: Zagueiro-direito- Período em que atuou no Coritiba: 1939 a 1944- Títulos pelo Coritiba: Campeão paranaense em 1939, 1941 e 1942
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião