Em 1905, associados ao Clube Ginástico Teuto-Brasileiro, de Curitiba, influenciados pelas notícias vindas do Rio de Janeiro e de São Paulo, adquiriram uma bola de futebol e passaram a praticar o novo esporte em um terreno localizado atrás do quartel da Força Pública do Estado. Mas foi em 1909, quando Fritz Essenfelder se juntou ao grupo e lhes ensinou fundamentos e técnicas, que passaram a se reunir com mais frequência e decidiram fundar um clube de futebol, o Coritiba.
Na ata de fundação, Fritz foi nomeado capitão do time, função que ainda exercia quando o clube conquistou seu primeiro título estadual, em 1916. Primeiro grande ídolo do futebol paranaense, ele foi um exemplo de dedicação ao clube e inspirou muitos jovens a seguirem seus passos.
A história completa da passagem de Fritz Essenfelder pelo Coxa, juntamente com as de outros 139 atletas, estará no livro Eternos Campeões, de autoria do Grupo Helênicos, que estuda a história do Coritiba, e que será lançado no próximo dia 31, às 19 horas, no Museu Oscar Niemeyer. Para mais informações, acesse o site www.eternoscampeoes.com.br.
Ficha- Nome: Frederico Fernando Essenfelder.- Nascimento: Buenos Aires (Argentina), 23/06/1891.- Posição: meia-direita.- Período em que atuou no Coritiba: 1909 a 1917.- Títulos pelo Coritiba: campeão paranaense em 1916.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião