Na partida que decidiu o Torneio do Povo de 1973, no dia 21 de março, o Coritiba empatou com o Bahia, no estádio da Fonte Nova, em 2 a 2 e garantiu a conquista do primeiro título nacional para uma equipe do sul do país, porém, quando os jogadores já estavam no vestiário comemorando, foram chamados de volta ao gramado, pois o árbitro José Marçal Filho alegava que, devido a um erro na cronometragem, ainda deveriam jogar mais cinco minutos.
Neste momento, o zagueiro e "xerifão" Oberdan falou a todos: "agora deixem comigo que não vai ter mais jogo, vou jogar todas as bolas para a arquibancada". Dito e feito. Cinco minutos depois, o Coritiba era campeão de fato e podia comemorar tranquilamente a conquista do Torneio do Povo.
A história completa da passagem de Oberdan pelo Coritiba, juntamente com as de outros 139 atletas, estará no livro Eternos Campeões, de autoria do Grupo Helênicos, que será lançado no próximo dia 31, às 19h, no Museu Oscar Niemeyer. Para mais informações, acesse o site.
Ficha:
- Nome completo: Oberdan Nazareno Vilain- Local e data de nascimento: Florianópolis-SC, 02/06/1945- Posição: Quarto-zagueiro- Período em que atuou no Coritiba: 1963 a 1965; 1970; 1973 a 1974; 1976- Títulos pelo Coritiba: Campeão do Torneio do Povo em 1973, campeão paranaense em 1973 e 1976
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano