Quando foi contratado pelo Coritiba, em 17 de janeiro de 1985, o goleiro Rafael foi enfático em sua apresentação: "Vim para ser campeão brasileiro". Dez dias depois da sua contratação, ele estreou pela equipe do Alto da Glória, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro: vitória por 3 a 1 sobre o São Paulo. Ele ficou fora do time em apenas três partidas do torneio.
Com muita personalidade e defesas espetaculares, principalmente na semifinal contra o Atlético-MG, quando chegou a parar uma bola exatamente sobre a linha do gol. Na final contra o Bangu, Rafael foi um dos grandes responsáveis pela conquista alviverde profetizada por ele cerca de sete meses antes e foi eleito o melhor goleiro daquele Campeonato Brasileiro.
A história completa da passagem de Rafael pelo Coritiba, juntamente com as de outros 139 atletas, estará no livro Eternos Campeões, de autoria do Grupo Helênicos, que será lançado no próximo dia 31, às 19h, no Museu Oscar Niemeyer. Para mais informações, acesse o site.
Ficha:
- Nome completo: Rafael Cammarota- Local e data de nascimento: São Paulo-SP, 07/01/1953- Posição: Goleiro- Período em que atuou no Coritiba: 1985 a 1988; 1992- Títulos pelo Coritiba: Campeão Brasileiro em 1985, campeão paranaense em 1986
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”