• Carregando...
 |
| Foto:

O Cruzeiro garantiu o título brasileiro ao vencer, no último domingo, o Goiás. Mas ainda há muito a ser disputado nas últimas duas rodadas da Série A. A briga pelas vagas na próxima Libertadores e a luta para escapar do rebaixamento vão animar a reta final.

Veja a classificação da Série A do Brasileiro

Apenas sete equipes não têm o que disputar até o fim do ano: além da Raposa, há a "turma do sossego", que engloba Atlético, Flamengo, Sport, Santos e Figueirense, e o já rebaixado Criciúma. Veja o que está em jogo para cada times nas rodadas derradeiras:Cruzeiro (campeão, 76 pontos, 23 vitórias)O Cruzeiro assegurou seu quarto título brasileiro no último fim de semana e apenas cumpre tabela nas próximas duas rodadas.

Briga pela LibertadoresSão Paulo (2º lugar, 69 pontos, 20 vitórias)

Na pior das hipóteses, o Tricolor já está garantido na fase preliminar da Libertadores. Mas a fase de grupos está muito próxima: basta apenas um empate em dois jogos para que isso se concretize. O São Paulo recebe o Figueirense neste domingo e encerra sua participação contra o Sport, em Recife.

Corinthians (3º lugar, 66 pontos, 18 vitórias)A sequência de quatro vitórias nas últimas rodadas deixou o Timão em situação confortável: um empate garante a equipe na Libertadores. O Corinthians vai até o Maracanã visitar o Fluminense e fecha o ano em casa, contra o já rebaixado Criciúma. Somar quatro pontos colocará o time na fase de grupos do torneio sul-americano.

Internacional (4º lugar, 63 pontos, 19 vitórias)

O Colorado, no momento, estaria classificado para a fase preliminar da Libertadores. No fim de semana, enfrentará o Palmeiras no Beira-Rio, fechando o Brasileiro contra o Figueirense, fora de casa. Uma vitória simples garante o Inter na competição sul-americana, independente de qualquer outro resultado.

Atlético-MG (5º lugar, 61 pontos, 17 vitórias)Campeão da Copa do Brasil, o Galo está garantido na Libertadores. Sem a pressão para conquistar um lugar no G-4, resta ao time mineiro cumprir tabela: neste domingo, recebe o Coritiba e encerra a participação no Brasileiro diante do Botafogo, no Rio de Janeiro.

Grêmio (6º lugar, 60 pontos, 17 vitórias)As derrotas para Cruzeiro e Corinthians deixaram o Grêmio em situação desconfortável na tabela. No próximo fim de semana, visita o Bahia, para depois receber o Flamengo em Porto Alegre. Além de vencer seus compromissos, torce para que o Internacional não consiga mais vencer, ou para que o Corinthians não some pontos nas rodadas restantes.

Fluminense (7º lugar, 58 pontos, 16 vitórias)Os tropeços nas rodadas finais não fizeram bem ao Tricolor. A tabela não é favorável: recebe no Rio um embalado Corinthians e fecha a participação em Belo Horizonte contra o campeão Cruzeiro. A vaga na Libertadores só vem por milagre: precisa de duas vitórias, além de ficar na torcida para que o Internacional não some pontos e o Grêmio tropeçe.

Férias antecipadas

Atlético (8º lugar, 50 pontos), Flamengo (9º, 48), Sport (10º, 48), Santos (11º, 47) e Figueirense (12º, 46)

Não têm chances de ir para a Libertadores e se afastaram matematicamente o rebaixamento. Só cumprem tabela nas duas últimas rodadas.

Briga contra o rebaixamentoGoiás (13º lugar, 44 pontos, 12 vitórias)Apesar de vir de três derrotas consecutivas, o Esmeraldino está praticamente livre do rebaixamento: só cai se perder seus dois jogos, contra Atlético e Chapecoense, e ainda ocorrer uma combinação improvável: o Coritiba fazer quatro pontos, Palmeiras e Vitória vencerem suas duas partidas e o time baiano descontar uma diferença de nove gols no saldo de gols.

Chapecoense (14º lugar, 42 pontos, 11 vitórias)As vitórias sobre Fluminense e Botafogo devolveram o fôlego ao Verdão do Oeste. Neste fim de semana, recebe o Cruzeiro já campeão, encerrando a participação contra o Goiás, no Serra Dourada. Um triunfo assegura os catarinenses na Série A em 2015.

Coritiba (15º lugar, 41 pontos, 10 vitórias)

O Coxa ainda está preocupado com a possibilidade de rebaixamento, mas terá uma boa chance de escapar neste fim de semana: contra o Atlético-MG, precisa se aproveitar da ressaca pós-Copa do Brasil do Galo. Na última rodada, recebe o Bahia, que pode estar rebaixado matematicamente.

Palmeiras (16º lugar, 39 pontos, 11 vitórias)A derrota no Couto Pereira foi a quarta consecutiva do Palmeiras, que vive situação difícil: visita o Internacional em Porto Alegre, encerrando o Brasileirão contra o Atlético, em São Paulo. Duas vitórias salvam o Verdão, caso contrário, torce por tropeços da concorrência.

Vitória (17º lugar, 38 pontos, 10 vitórias)O Leão voltou à zona de rebaixamento em péssima hora. A equipe não depende mais de suas forças para escapar: enfrenta o Flamengo em Manaus e recebe o Santos na última rodada. Caso vença seus compromissos, torce por tropeços de Coritiba ou Palmeiras.

Bahia (18º lugar, 34 pontos, 8 vitórias)A situação do Tricolor é crítica: o rebaixamento pode vir neste fim de semana. A equipe recebe o Grêmio e, na última rodada, vem ao Couto Pereira enfrentar o Coritiba. Mesmo que vença os dois jogos, o Bahia ainda precisa de duas derrotas do Palmeiras e que o rival Vitória não consiga mais triunfar.Botafogo (19º lugar, 33 pontos, 9 vitórias)

O Bota vive momento tão ruim quanto o Bahia e também pode conhecer a degola já no fim de semana. A equipe visita o Santos, para depois receber o Atlético-MG na última rodada. Precisa vencer seus jogos, torcer para que o Palmeiras não some pontos e que o Vitória faça no máximo um ponto.

Já caiuCriciúma (20º lugar, 31 pontos, 7 vitórias)

Rebaixado matematicamente, resta ao Tigre cumprir tabela nas duas rodadas finais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]