O título do Atlético-MG na Copa do Brasil pode jogar a favor do Coritiba no Campeonato Brasileiro. Neste domingo (30), o Coxa vai até o Independência enfrentar um Galo de ressaca. Na noite de quarta-feira, o time mineiro voltou a derrotar o rival Cruzeiro e conquistou pela primeira vez o torneio mata-mata. Os tropeços pós-decisão se tornaram regra nos últimos anos, o que anima os coxas-brancas.
No ano passado, a Copa do Brasil foi decidida entre Atlético e Flamengo. Nenhuma das equipes venceu seu compromisso seguinte à final: o campeão Fla foi goleado por 4 a 1 pelo Vitória, enquanto o Furacão perdeu para o Santos por 2 a 1. Também em 2013, o Cruzeiro não conseguiu mais vencer após assegurar o título do Brasileiro: foram dois empates e duas derrotas. O próprio Atlético-MG já sofreu com a ressaca na última temporada. Campeão da Libertadores, o Galo perdeu os três compromissos que disputou após garantir a taça continental: goleada por 4 a 1 para o Cruzeiro, derrota em casa por 2 a 1 para o Atlético e outra goleada, por 3 a 0, para o Flamengo. O jejum durou mais duas rodadas, com empates diante de Botafogo e Náutico. Em 2012, a realidade não foi diferente: Palmeiras e Coritiba também não venceram suas partidas após a decisão da Copa do Brasil: os paulistas empataram com o São Paulo, enquanto o Coxa foi goleado pela Ponte Preta. O Corinthians, campeão da Libertadores naquele ano, empatou com o Sport na partida seguinte. E o Fluminense, que garantiu o título brasileiro há dois anos com três rodadas de antecedência, também ficou sem vencer no restante da competição. O relaxamento pós-decisão se confirmou ainda em 2011 e 2010: nos dois anos, os finalistas da Copa do Brasil e da Libertadores saíram com resultados negativos em sua primeira partida pelo Brasileiro após a decisão.
Para encontrar um finalista que fuja à regra, é necessário voltar até 2009: Corinthians e Internacional fizeram a final da Copa do Brasil. Ambos venceram seus jogos seguintes pela Série A: o Timão passou pelo Fluminense, enquanto o Inter derrotou o Náutico.
Confira aqui o desempenho das equipes finalistas da Copa do Brasil ou da Libertadores nos últimos anos no primeiro jogo após as decisões:
2013Flamengo (campeão da Copa do Brasil): derrota por 4 a 1 para o Vitória.Atlético (vice-campeão da Copa do Brasil): derrota por 2 a 1 para o Santos.Atlético-MG (campeão da Libertadores): derrota por 4 a 1 para o Cruzeiro. 2012Palmeiras (campeão da Copa do Brasil): empate por 1 a 1 com o São Paulo.Coritiba (vice-campeão da Copa do Brasil): derrota por 4 a 1 para a Ponte Preta.Corinthians (campeão da Libertadores): empate por 1 a 1 com o Sport. 2011Vasco (campeão da Copa do Brasil): empate por 1 a 1 com o Figueirense, em casa.Coritiba (vice-campeão da Copa do Brasil): derrota por 3 a 1 para o Botafogo.Santos (campeão da Libertadores): derrota por 2 a 1 para o Figueirense. 2010Santos (campeão da Copa do Brasil): derrota para o Avaí por 3 a 1, em casa.Vitória (vice-campeão da Copa do Brasil): derrota por 1 a 0 para o Vasco.Internacional (campeão da Libertadores): empate por 1 a 1 com o Atlético-GO, em casa. 2009Corinthians (campeão da Copa do Brasil): vitória por 4 a 2 sobre o Fluminense.Internacional (vice-campeão da Copa do Brasil): vitória por 2 a 0 sobre o Náutico, fora.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião