• Carregando...
 | Gazeta do Povo
| Foto: Gazeta do Povo

Após o empate com o Grêmio no Couto Pereira, na última rodada, mais do que nunca o Coritiba precisa de uma vitória como visitante e tentará buscá-la neste sábado, às 21 horas, contra o Corinthians, no Itaquerão. O confronto em São Paulo é o primeiro de uma série complicada para os alviverdes, que enfrentarão ainda Fluminense (casa), Flamengo e Vitória (ambos fora). Até o momento a equipe venceu apenas uma vez longe do Couto Pereira, há 19 rodadas, ainda sob o comando do técnico Celso Roth.

Do outro lado, com 53 pontos, o time paulista só não está no G4 por conta dos critérios de desempate. Jogando com o apoio do torcedor, venceu nove partidas, empatou cinco e perdeu apenas uma, para o Figueirense, na inauguração do estádio que sediou a abertura do Mundial em junho.

Corinthians

Sem o lateral-esquerdo Fábio Santos e o atacante Paolo Guerrero, suspensos, o técnico Mano Menezes deve optar por Uendel e Luciano como substitutos. O treinador ainda deve fazer duas modificações por opção técnica: a entrada do atacante Malcom no lugar de Petros e do meia Danilo para a saída de Jadson.

Assim, o Corinthians entrará em campo com Cássio; Fagner, Gil, Anderson Martins e Uendel; Bruno Henrique, Elias, Renato Augusto e Danilo; Luciano e Malcom.

Coritiba

Apenas com o lateral-direito Norberto suspenso - Ivan será o substituto - e sem problemas no departamento médico, a tendência é que o técnico Marquinhos Santos escolha montar o Coxa com três zagueiros. Assim, Welinton entraria no lugar do atacante Zé Love. A outra alteração em relação à última rodada é a entrada do volante Helder, recuperado de lesão.

O Coritiba deverá jogar com Vanderlei; Luccas Claro, Leandro Almeida e Welinton; Ivan, Helder, Rosinei, Robinho, Alex e Carlinhos; Joel.

Chave da vitória

Para conquistar um bom resultado em São Paulo, o Coritiba precisará vencer o nervosismo mostrado nas partidas longe de casa. O técnico Marquinhos Santos teve uma semana inteira para trabalhar e recuperar o elenco, na parte física e mental, e espera uma equipe mais compactada na defesa. Jogar de forma inteligente é fundamental, especialmente contra um adversário conhecido pela solidez na retaguarda.

Melhor e pior cenário

O Coritiba pode deixar a zona de rebaixamento com uma vitória sobre o Corinthians, desde que Botafogo e Vitória não vençam Cruzeiro e Grêmio, respectivamente. Dependendo do saldo de gols do Coxa e da Chapecoense, pode chegar até a 15ª posição.

Por outro lado, uma derrota em São Paulo pode derrubar o Alviverde para a penúltima posição, três pontos abaixo do primeiro time fora da ZR e com duas vitórias a menos. Na pior das hipóteses a equipe tem a possibilidade matemática de voltar para a lanterna, com vitórias de Bahia sobre Palmeiras e Criciúma sobre o São Paulo, mas o time catarinense ainda teria que tirar uma diferença de 13 gols de saldo.

Histórico

Em Brasileiros, o Corinthians leva a melhor. Em 35 partidas, os paulistas venceram 18, com 11 triunfos do Coritiba e seis empates. O Timão marcou 41 gols, contra 30 do Coxa. Nos últimos cinco compromissos, quatro vitórias alvinegras e uma igualdade.

No primeiro turno

O Couto Pereira foi palco para uma das partidas mais monótonas deste Brasileiro e que terminou 0 a 0. O Coritiba jogou com um atleta a mais desde os 19 minutos do segundo tempo, após a expulsão de Fagner. As únicas chances dignas de nota foram duas cobranças de falta, de Alex e Jadson, que exigiram boas defesas dos goleiros Cássio e Vanderlei. Para o Coxa, o tropeço em casa significou a permanência por mais uma rodada na zona de rebaixamento.

Campanha

O Coritiba está em 18º lugar no Brasileiro, com 33 pontos (8 vitórias, 9 empates e 14 derrotas). O Corinthians, com 53 pontos (14 vitórias, 11 empates e 6 derrotas), ocupa a quinta colocação. Nas últimas cinco partidas alviverdes, duas vitórias, duas derrotas e um empate. Já nos cinco confrontos mais recentes dos mandantes, três vitórias, uma derrota e um empate.

Curiosidades

A última vitória sobre o Corinthians em São Paulo ocorreu em 2003. O jogo, realizado no Morumbi, marcou uma das melhores atuações alviverdes na temporada. O goleiro Doni chegou a pegar um pênalti de Tcheco no primeiro tempo, mas a pressão do Coxa surtiu efeito aos dez minutos da etapa complementar, quando Marcel aproveitou boa troca de passes para balançar a rede. Foi o único gol da tarde, que manteve o Coxa nas primeiras posições do Brasileiro.

O árbitro

Apita o jogo o gaúcho Jean Pierre Gonçalves Lima, auxiliado por José Javel Silveira e José Eduardo Calza, também do Rio Grande do Sul. O árbitro esteve à frente de sete partidas da Série A em 2014. Uma delas envolveu o Coritiba, que perdeu por 1 a 0 para o Sport, no Couto Pereira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]