O atacante Julio César diz que vê espaço no Coritiba para ele e Deivid na frente| Foto: Hugo Harada/ Gazeta do Povo

Planejamento

Semana sem jogos permite preparação especial para o clássico

A semana é de Atletiba, mas nada que altere significativamente a rotina do Coritiba nos dias que podem lhe dar o título do primeiro turno do Paranaense. De novidade mesmo só o fato de que o técnico Marquinhos Santos terá um tempo maior para preparar a equipe para o clássico. A semana cheia, aliás, é a primeira no apertado calendário do futebol brasileiro.

Tempo em que o treinador poderá trabalhar com mais tranquilidade e também para recuperar alguns jogadores que estavam no departamento médico. Os laterais Eltinho, Denis Neves e Victor Ferraz podem pintar nos treinamentos e, quem sabe, no jogo – Marquinhos Santos tem improvisado Gil na direita e Patric na esquerda.

Fora dos treinamentos, a programação da comissão técnica segue igual. Duas entrevistas coletivas na semana e dois treinos sem acesso da imprensa para os últimos preparativos, exatamente nos dois dias que antecedem ao clássico. E ao contrário das últimas rodadas, o elenco coxa-branca vai entrar em regime de concentração para o jogo – algo que o Coritiba faz somente em confrontos fora de casa e antes dos compromissos mais importantes.

CARREGANDO :)

Quatro gols em um jogo não é todo dia que acontece. Para o atacante Julio César, contra o Rio Branco no último domingo, foi algo inédito. E a marca, que o colocou na artilharia do Coritiba no Paranaense, veio exatamente em uma semana decisiva para a equipe que briga pelo título do primeiro turno. Não há argumentos mais contundentes do que a atuação de luxo dele em Paranaguá para garantir uma vaga no ataque titular do Alviverde contra o Atlético, no domingo, no Estádio Couto Pereira.

Publicidade

VÍDEO: Júlio César celebra a boa fase no Coxa

O avante coxa-branca não chegou como a sensação do time no ano – esse título ficou com Alex e Bottinelli –, mas a cada oportunidade oferecida pelo técnico Marquinhos Santos ele responde à altura. A briga por posição tem sido até certo ponto "injusta" com o atleta de 32 anos. Além de Deivid, a principal estrela do ataque alviverde, ele tem visto Arthur também se destacar quando é acionado.

Aliás, Julio César não quer roubar a vaga de Deivid. Ele quer o espaço de outro jogador para poder jogar ao lado do camisa 9. "Para mim tem lugar para nós dois. Mas essa decisão cabe ao Marquinhos. Ele [Deivid] é um grande jogador e já mostrou isso. Se eu ficar no banco, vou ficar tranquilo, apoiando meus companheiros e esperando a oportunidade de entrar para, quem sabe, fazer mais um golzinho", espera o vice-artilheiro do campeonato com cinco – Celsinho, do Londrina, tem sete.

Apesar de estar revezando entre o gramado e o banco de reservas, a autoanálise do atleta é positiva, conse­quência do ambiente que encontrou no Coritiba e, principalmente, no período de pré-temporada realizada em Foz do Iguaçu. Foi na cidade da fronteira onde pôde fazer a preparação física sem pular etapas, o que não havia ocorrido em 2011 com o Figueirense.

Foi nesse contato mais próximo em Foz que ele teve a convicção de que o Alviverde pode ir mais longe. Duas vezes vice-campeão da Copa do Brasil (2011 e 2012), o time do Alto da Glória deu boas indicações para que trocasse o time catarinense pelo Coritiba. "Eu vim com a intenção de ganhar título, ainda mais com esse grupo qualificado que temos. Mas temos de pensar a cada campeonato. Mesmo assim, vamos em busca. O investimento foi grande e precisamos de títulos", comentou.

Publicidade

A primeira chance de conquistar algo com a camisa verde e branca é no Atletiba – caso vença e o Londrina perca para o J. Malucelli, o Coritiba garante o título. E o fato de o adversário entrar com o time sub-23 pouco importa para Julio César. "Não interessa quem vai jogar. Todos estarão lá representando o Atlético. Vai ser um grande jogo, mas temos de, junto com a torcida, tentar a vitória. Só isso nos interessa", fechou o atacante, já no clima de clássico.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#appId=254792324559375&xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
Publicidade

Esportes | 5:26

Atacante coxa-branca espera que os quatro gols que fez diante do Rio Branco possam dar a ele uma chance como titular no Atletiba que pode definir o primeiro turno do Paranaense de 2013, de preferência ao lado de Deivid.