O matemático Tristão Garcia, professor na Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e referência nos cálculos de futebol desde os anos 90, faz o alerta para o Coritiba: escape do rebaixamento antes de enfrentar o Vasco, na última rodada. Com base na sua análise matemática-computacional, o responsável pelo site Infobola teme que ocorra com o Coxa o mesmo de 2009, quando chegou à rodada derradeira precisando vencer para não ser rebaixado.
TABELA: Veja como está a classificação da Série A
“O Vasco vem muito forte. A gente não sabe se vai manter essa batida, mas pode forçar aquela situação que aconteceu em 2009, com o próprio Coritiba. Pode fazer o que o Fluminense fez naquela ocasião”, lembra , em entrevista à rádio Transamérica.
“Na rodada 28 daquele campeonato, o Fluminense estava com 22 pontinhos e 98% de chance de rebaixamento. E aí atropelou, fez 80% de aproveitamento, 24 pontos e chegou a 46, deixando o Coritiba, no Couto Pereira, com 45, aquele jogo com toda confusão da torcida. Então, manda a prudência,o Coritiba que tente escapar antes [desse confronto]”, afirma.
Pelos números atuais, a arrancada do Vasco parece improvável, com o time tendo 46% de aproveitamento no returno, abaixo do próprio Coritiba, com 50% nesta segunda volta da competição. Pelos números do matemático, a conta para escapar segue 47 pontos. “Pode ser menos, mas hoje, com 47 não cai”, constata.
Vaccari, Duque e Cabral estão na fila do STF para se livrar de condenações
Pragmatismo não deve salvar Lula dos problemas que terá com Trump na Casa Branca
EUA derrotam progressistas e mandam alerta para Lula e o PT
Bolsonaro atribui 8/1 à esquerda e põe STF no fim da fila dos poderes; acompanhe o Sem Rodeios