Na estreia da principal contratação da temporada, foi um prata da casa quem garantiu segunda vitória do Coritiba no Brasileiro.
Sem marcar desde a estreia no campeonato (9/5), diante da Chapecoense, Rafhael Lucas substituiu Kléber Gladiador aos 11 minutos do segundo tempo contra o Cruzeiro, nesse domingo (28), no Couto Pereira. Seis minutos depois, marcou de cabeça, após cruzamento de Rodrigo Ramos, o gol que dá um alívio temporário para o Coxa, ainda habitante da zona de rebaixamento. A julgar pela atuação contra a Raposa, a vontade demonstrada é de quem quer sair da parte de baixo da tabela rapidamente.
TABELA: Veja a classificação do Campeonato Brasileiro
“A vitória dá um moral a mais para a equipe, mais confiança. Fico feliz pelo gol, mas ainda mais pela evolução. Temos mais a mostrar, vamos sair logo dessa situação”, resumiu Rafhael Lucas, artilheiro alviverde na temporada, com 16 gols – 12 deles no Paranaense.
A má fase pós-Estadual relegou o camisa 99 à suplência ainda quando Marquinhos Santos era o comandante. A partir do momento em que começou na reserva pela primeira vez no ano – derrota para o Fluminense, na sexta rodada –, alternou entre o time titular e o banco. Nunca, porém, com as mesmas atuações do início de 2015.
“Graças a Deus que o Ney me colocou. Estava precisando marcar”, desabafou o jogador de 22 anos, rotulado pelo presidente Rogério Bacellar como joia de mais de 20 milhões de euros, aproximadamente R$ 70 milhões.
“O Rafhael é muito talentoso, tem um potencial enorme. Pedimos para ele fazer a mesma função do Kléber, e ele foi bem”, elogiou Ney Franco.
A preferência do treinador antes do jogo, contudo, foi pela experiência de Kléber, que não atuava desde novembro de 2014. O centroavante sentiu a falta de ritmo, mas foi participativo nos 56 minutos que permaneceu em campo. Deu 11 passes certos, recebeu duas faltas e finalizou uma vez, em chute espalmado por Fábio, na melhor chance coxa-branca no primeiro tempo. Saiu sob aplausos da torcida pelo evidente esforço. E prestigiado pelo treinador.
“O Kléber é muito valente, forte. E ele quis vir para o Coritiba. Conversamos com o atleta e achamos que tomamos a decisão certa. Havia alas [do clube] que o queriam, outras não. Mas ele vai nos ajudar muito, como fez hoje”, fechou o treinador.
Chave do jogo
A contusão de Rosinei no aquecimento forçou Ney Franco a uma bem-vinda mudança de última hora. Thiago Galhardo entrou no time, Lúcio Flávio foi recuado para segundo volante e o Coritiba, com o meio mais encorpado, dominou o jogo.
COLUNA DO XAVIER: Lúcio Flávio, o volante que joga, foi decisivo para o Coritiba
Gols
17min – 1x0: Rodrigo Ramos cruza e Rafhael Lucas, bem posicionado, cabeceia sem chance para o goleiro Fábio.
Craque
Há mais de um mês sem marcar, o atacante saiu do banco de reservas e mostrou o mesmo faro de gol para se livrar da marcação e cabecear pra rede de Fábio.
Bonde
Nervoso, o jovem meia cruzeirense escapou de ser expulso com 30 minutos de jogo, quando poderia ter recebido o segundo cartão amarelo. Vanderlei Luxemburgo o substituiu imediatamente.
Guerreiro
De volta da seleção sub-20, o jovem camisa 2 substituiu Norberto e foi um dos destaques do jogo. Acabou coroado com a assistência para o gol de Rafhael Lucas.
SELEÇÃO DA RODADA: Revelação alviverde e quatro palmeirenses estão entre os melhores
Suspensos
Henrique
Próximos jogos
Atlético-MG (fora), Joinville (casa), Ponte Preta (casa).
Grêmio (fora), Atlético-PR (casa), Fluminense (fora).