A dramática classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil é o combustível emocional que o Coritiba precisava para superar a má fase vivida no Brasileirão, onde é o penúltimo colocado, com 10 pontos.
Ao menos esta é esperança do técnico Ney Franco e do elenco alviverde após bater a Ponte Preta nos pênaltis, na noite dessa quarta-feira (22), em Campinas. No tempo regulamentar, a Macaca venceu por 2 a 1, mesmo placar da vitória do Coxa no jogo de ida, no Couto Pereira.
“Que esta classificação nos traga confiança para a sequência de jogos que temos agora no Brasileiro”, pediu o técnico após o jogo.
“A confiança é uma palavra-chave no futebol. Uma classificação como essa, da forma que foi, pode gerar uma bola de neve positiva no grupo. Que a gente possa dar credibilidade para os jogadores. Que eles cresçam emocionalmente e a nossa bola comece a entrar. A gente fica nessa expectativa”, completou.
Há cinco jogos sem vencer na Série A, o Coxa está afundado na área da degola. O clube está a três pontos do Goiás, primeira equipe fora da ZR. Com cinco jogos faltando para o final do primeiro turno, Ney Franco espera que até lá a equipe já esteja melhor posicionada na tabela.
“Estamos em um momento importante do Brasileiro e temos o objetivo de terminar o primeiro turno fora da zona de rebaixamento. Dos cinco jogos que temos, três são na nossa casa. Precisamos de três vitórias e ainda ter competência para arrancar pontos fora”, analisou Ney Franco. O Coxa recebe o Corinthians, o Goiás e o Palmeiras em casa, e visita Santos e Vasco.
Jogadores também querem reação
Além do alívio pela classificação, os jogadores seguiram a linha do comandante alviverde na esperança por reflexos positivos na Série A. “A gente não poderia ter saído daqui desclassificado. Agora vamos usar essa confiança no Brasileirão. Que a torcida lote o Couto Pereira, pois vamos precisar muito deles”, disse o lateral direito Ivan.
“Já mudamos o foco para buscar a vitória no domingo, contra o Corinthians. No futebol, todo jogador precisa de confiança. E conseguimos isso com essa classificação. Esperamos que esta vitória represente um crescimento para o Brasileiro também”, afirmou o zagueiro Luccas Claro.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista