O técnico Ney Franco reencontra neste domingo (27), no jogo contra o Cruzeiro, no Mineirão, a pessoa responsável por tirá-lo do Coritiba em sua primeira passagem pelo clube. Em 2010, após ser rebaixado no ano anterior e garantir o acesso na Série B, o comandante alviverde aceitou o convite de Mano Menezes, então técnico da seleção brasileira e hoje à frente da Raposa, para comandar a equipe nacional sub-20, com a qual foi campeão mundial em 2011.
“Sou agradecido ao Mano Menezes por aquela oportunidade. No meio de tantos nomes, ele considerou o meu interessante para o cargo. E fiquei feliz por ter atingido as expectativas que o projeto exigia”, reconhece o técnico do Coxa.
TABELA: Veja a classificação da Série A
Entre as tarefas de Ney Franco na seleção sub-20 estava a de formar a equipe que disputaria a Olimpíada de Londres em 2012 e revelar jogadores que pudessem ser utilizados na renovação comandada por Mano Menezes na seleção principal. O que o técnico do Coritiba diz acreditar ter feito a contento.
“Alguns jogadores da seleção principal de hoje estavam naquela equipe sub-20. E seis jogadores campeões mundiais em 2011 estão disputando a Champions League”, atesta o treinador. Entre os talentos com os quais Ney Franco trabalhou na seleção, sob a coordenação de Mano Menezes, estão Neymar, Philippe Coutinho, Oscar, Casemiro, Fernando, entre outros. “É uma das seleções sub-20 em que os jogadores mais vingaram”, completa.
A amizade com Mano Menezes vem de muito antes de os dois treinadores trabalharem no futebol profissional. Como técnico do juvenil do Cruzeiro, Ney Franco costumava enfrentar Mano Menezes, que comandava o juvenil do Internacional.
“É sempre bom reencontrar o Mano, que é um amigo que fiz no futebol”, afirma.
Além do reencontro com Mano Menezes, a partida contra o Cruzeiro terá outro sabor especial para Ney Franco. O confronto com o Cruzeiro será a primeira vez que o técnico comandará uma equipe no novo Mineirão, depois da reforma para a Copa do Mundo de 2014.
“Para mim o Mineirão é muito marcante, porque foi o estádio onde conquistei o primeiro título da minha carreira como profissional”, recorda o técnico do Coritiba, referindo-se à conquista do Campeonato Mineiro de 2005, com o pequeno Ipatinga.
A conquista de dez anos atrás, em que superou os gigantes mineiros Atlético-MG e Cruzeiro, catapultou o trabalho do treinador, que na sequência foi contratado pelo Flamengo.
Deixe sua opinião