Felipe comemora no Estádio Roberto Simonsen, em Manaus. Atacante sofreu o pênalti que levou à expulsão de Chico| Foto: Bruno Kelly / Vipcomm

Depois da conquista do tetracampeonato estadual no domingo, o Coritiba foi goleado por 4 a 1 pelo Nacional nesta quarta-feira (15), em Manaus, no jogo de ida pela segunda fase da Copa do Brasil. Os gols foram marcados por Danilo Rios (duas vezes), Wesley Bingu e Amaral para o Nacional. Geraldo chegou a empatar ainda no primeiro tempo.

CARREGANDO :)

Sem Alex, melhor jogador do Campeonato Paranaense, o Coritiba ainda perdeu Rafinha por lesão na coxa - Geraldo entrou no lugar dele. Para piorar ainda mais as coisas, Chico foi expulso ao cometer o pênalti que acabou no terceiro gol do Nacional no fim do primeiro tempo.

Agora o time de Marquinhos Santos espera pela recuperação no jogo da volta do dia 23 (quinta-feira), no Couto Pereira. O time precisa vencer por 3 a 0 para passar de fase. Devolvendo o 4 a 1, a disputa vai aos pênaltis - neste caso teria de fazer quatro de diferença para avançar direto. Caso sofra dois gols, precisa de qualquer maneira da vantagem de quatro.

Publicidade

Se avançar na competição, o Coritiba enfrentará a Ponte Preta, que passou pelo Bragantino ao vencer por 3 a 1 logo na primeira partida.

A partida desta quarta repetiu o roteiro do ano passado após a final da Copa do Brasil. No dia 14 de julho de 2012, também vindo de uma ressaca - ruim, na ocasião, pela perda de um título -, o Coxa foi goleado pelo mesmo placar pela Ponte Preta, em Campinas, pelo Brasileiro.

O jogo

Os donos da casa foram para o ataque no começo do jogo. O atacante Felipe deu muito trabalho e logo aos oito minutos encontrou Danilo Rios livre de marcação na área para marcar o primeiro gol do Nacional em um chute baixo e forte.

Acuado, o time de Marquinhos Santos teve muita dificuldade para sair do seu campo de defesa. As melhores chances do Coxa eram com Robinho, mas o passe final para Deivid não chegou com precisão. Apenas aos 20 minutos, o Coritiba chegou ao gol de Jairo, quando o próprio Deivid recebeu bom passe de Victor Ferraz, driblou o goleiro e chutou colocado, mas Morisco conseguiu salvar.

Publicidade

Quando as coisas começaram a ficar preocupantes para o Coritiba com a saída de Rafinha por uma lesão na coxa, Geraldo - que entrou no lugar dele - empatou o jogo aos 24 minutos. O angolano recebeu bom passe de Lincoln pela direita e chutou colocado, sem chances para Jairo.

Mas a alegria do Coxa não durou muito. Aos 29 minutos a zaga parou e viu Wesley Bingu marcar de voleio após bom passe de Danilo. Junior Urso tentou jogadas individuais e Deivid perdeu uma ótima chance ao chutar na trave antes de os donos da casa fazerem o terceiro gol aos 46. Chico cometeu pênalti em Felipe e Danilo Rios bateu no canto direito, sem chances para Vanderlei. O zagueiro, que já tinha levado um cartão amarelo, acabou expulso do jogo.

Atrás no placar e jogando mal, o Coxa foi para o vestiário irritado. "Praticamente demos os gols para eles! Esse tipo de jogo a gente tem de matar e não podemos errar tanto", disse o goleiro Vanderlei no fim do primeiro tempo.

Na segunda etapa, com um a menos, o Coritiba voltou a sofrer pressão. Felipe venceu fácil a marcação da zaga e apareceu muitas vezes no ataque. Mesmo com dificuldades para sair jogando, Marquinhos Santos tirou o meia Lincoln e recuou o time com a entrada do volante Sérgio Manoel. O Nacional continuou em cima, utilizando a velocidade. Leonardo teve ótima oportunidade de marcar o quarto gol aos 27 minutos, quando driblou Vanderlei e chutou para fora. Quem aproveitou a chance foi Amaral, que apareceu livre dentro da área aos 37 e tentou duas vezes antes de fazer o quarto.

Aos gritos de "olé" da torcida, o Nacional trocou passes e apenas esperou o apito final para comemorar o excelente resultado.

Publicidade