O Paranaense-2014 entra na semana decisiva da primeira fase com jeito de filme repetido. A arrancada recente de Coritiba e Atlético abre caminho para, pelo sexto ano consecutivo, a disputa do título ser polarizado pela dupla.
O salto alviverde começou antes e seu reflexo está mais consolidado. O Coxa venceu os quatro jogos que fez desde a estreia do time principal, na sexta rodada. É líder e único já classificado para o mata-mata. Enfrenta Prudentópolis, em casa, e Londrina, fora, para reforçar o status de favorito.
O Atlético reagiu há menos tempo. O time sub-23, comandado por Petkovic, venceu as duas últimas partidas. Entrou na zona de classificação e já ocupa o sexto lugar, a uma vitória do Rio Branco, o terceiro. A semana reserva dois jogos em Curitiba, contra Maringá e Paraná. Se vencê-los, termina em segundo ou terceiro. Nos dois casos, só enfrentaria o Coxa em mais uma decisão.
Os quatro últimos títulos foram decididos em confrontos diretos entre Coritiba e Atlético. O Coritiba venceu todos. Em 2009, o título ficou com o Furacão e o J. Malucelli foi vice, mas ainda assim o Coxa foi o grande antagonista dos rubro-negros. Em 2008, final entre os dois e taça para os alviverdes.
A definição de quais times tentarão romper esse ciclo ficará em aberto até a última rodada. Além do Atlético, são nove outros clubes na briga por sete vagas. Maringá e Rio Branco precisam de apenas uma vitória. Prudentópolis, Londrina, Furacão, Paraná e Jotinha têm de fazer pelo menos quatro pontos. Para Cianorte, Operário e Arapongas, a combinação envolve vencer e secar.
Os três times que sobrarem vão se juntar ao Toledo na disputa do Torneio da Morte. O Porco é o único time certo no quadrangular que definirá os dois rebaixados. A campanha de apenas quatro pontos fez o técnico Paulo Foiani pedir demissão na sexta-feira. O Arapongas, que provavelmente estará na mesma disputa, dispensou Leandro Niehues no sábado.
Clique aqui e confira o infográfico em tamanho maior
Deixe sua opinião