| Foto:

A rara semana cheia de trabalho - exceto para quem ainda está na Copa do Brasil - marca a entrada nas dez rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Um tiro de dez jogos em pouco mais de um mês e meio que, para o futebol paranaense, vale a permanência na Série A para 2015.

CARREGANDO :)

Hoje, Atlético e Coritiba lutam pela sobrevivência com outras sete equipes. A situação do Rubro-Negro é mais cômoda. Está quatro pontos acima da zona de rebaixamento e pode se dar ao luxo até de empatar um jogo na Arena para, gabaritando nas outras quatro partidas em casa, chegar aos 47 pontos projetados para ficar na Primeira Divisão.

Veja como está a classificação do Campeonato Brasileiro

Publicidade

Para o Coritiba a matemática é mais complexa. Na lanterna, o Coxa precisa ser perfeito em casa e ainda ganhar pelo menos uma partida como mandante.

A Gazeta do Povo lista para você os dez jogos de cada um dos times, hoje, ameaçados pelo rebaixamento. E aponta os riscos e oportunidades no caminho para que, dia 7 de dezembro, cada um deles possa ficar aliviado com a permanência na elite.

É a sequência mais problemática. O Palmeiras perdeu os três clássicos no primeiro turno e, entre um alvinegro e outro, visita o líder Cruzeiro. Grande risco de voltar para a porta (ou dentro) da zona de rebaixamento. 
Dois jogos de elevado risco: o Galo venceu sete dos últimos oito jogos como mandante, enquanto o São Paulo tem o segundo melhor desempenho como visitante. 
Contra o Fluminense, o único jogo fora que não é confronto direto.  
Publicidade
Pior mandante, o Figueirense tem três dos quatro confrontos diretos no Scarpelli. 
O jogo com a Chape abre o trecho mais decisivo da reta final. São três confrontos diretos seguidos. 
Na porta de saída da zona do rebaixamento, o Bahia tem três confrontos seguidos contra times que ainda sonham em alcançar o Cruzeiro. 
O pior visitante do Brasileiro terá de vencer ao menos uma partida fora de casa. O confronto direto com o Vitória é o jogo onde isso é mais possível de acontecer. 
Com oito vitórias, o Botafogo pode escapar com dois empates fora (desde que ganhe os jogos em casa). Os confrontos diretos contra Coritiba e Chapecoense são aqueles em que somar estes pontos é mais bem-vindo. 
Publicidade
É o jogo com maior risco no Couto Pereira: o Grêmio está no G-4 e tem a quinta melhor campanha como visitante.