Sete pontos separam o Coritiba da permanência na Série A de 2015. Segundo o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, a equipe que chegar a 44 pontos conseguirá afastar qualquer possibilidade de rebaixamento, sem depender de critérios de desempate.
A vitória alviverde por 1 a 0 sobre o Fluminense, no último sábado (8), foi acompanhada por uma combinação de resultados bastante favorável. Entre os últimos oito times da tabela, apenas o Figueirense, além do Coxa, conseguiu somar pontos.
O risco de rebaixamento do Coritiba caiu para 26% com os resultados do último fim de semana. Para o Coxa, 15.º colocado com 37 pontos, isso significa conquistar sete pontos nas cinco rodadas restantes.
Dentro desse cenário, o Couto Pereira assume importância ainda maior. Atuando ao lado da torcida, o Alviverde somou 29 pontos, 78% do total no Brasileirão. Os dois jogos restantes em casa terão como adversários times que também brigam para espantar a degola. "A equipe precisa de duas vitórias em casa, e buscar um empate fora", explica Tristão.
No dia 23 de novembro, enfrentará o Palmeiras, enquanto o Bahia será o último adversário em Curitiba, na rodada derradeira. Seis pontos nestes duelos farão com que o Coxa precise somar apenas um longe do torcedor. A maior oportunidade será contra o Flamengo, no próximo domingo (16): com 44 pontos, os cariocas cumprem tabela no restante do Brasileiro. Diante do Vitória, na semana seguinte, um confronto direto contra um time ameaçado um ponto trazido do Barradão pode ser decisivo para as pretensões alviverdes.
A favor do Coxa, há a grande quantidade de confrontos diretos entre as equipes que tentam escapar do rebaixamento, além da presença de equipes que brigam por uma vaga na próxima Libertadores. O Figueirense tem três adversários que lutam na parte de cima da tabela, enquanto Palmeiras, Chapecoense, Botafogo, Bahia e Criciúma enfrentam dois. O Coxa terá apenas o Atlético-MG. Só o Vitória, que não jogará contra nenhum time de cima, tem situação melhor que a do Alviverde nesse quesito.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano