Na Turquia, Alex chegou no máximo a 51 partidas por temporada. Só em 2013, já fez 34 pelo Coritiba| Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo

O meia Alex, 35 anos, admitiu que a ausência no jogo desta quinta-feira (12), contra o Atlético-MG, é uma maneira de se proteger de contusões diante da sequência de jogos do futebol brasileiro.

CARREGANDO :)

"Se fosse um calendário justo e correto eu certamente jogaria todas, ou quase todas as partidas do Brasileiro. O que acontece é desumano", criticou. O atleta, que está em terceiro na artilharia do Brasileiro, com nove gols, foi poupado do confronto contra o Galo para fazer fortalecimento muscular e se recuperar do desgaste dos últimos jogos.

"De 2003 pra cá eu sempre fiz. Se não houver esse tipo de trabalho e preocupação o jogador estoura. Um jogador com número de jogos que eu tenho, com a minha idade, não aguenta ao grande número de jogos. E quando falamos disso não há como não falar do calendário", reclamou o meia, em entrevista ao site oficial do clube.

Publicidade

"É uma forma de se proteger para poder jogar mais. A matemática é que eu fico fora de uma partida, mas se eu sofrer uma lesão, posso ficar fora de cinco, seis jogos", completou.

Alex ainda lembra que nos oito anos em que jogou pelo Fenerbahçe, da Turquia, não teve que enfrentar uma maratona como essa. "Muita gente fala que fora eu jogava todas as partidas. Mas na Turquia o campeonato era com jogos aos domingos. Geralmente eu fazia regenerativo na segunda, folgava na terça e treinava a partir de quarta. Em números, a temporada que eu mais joguei foi 2006-2007, quando participei de 51 jogos. Aqui já fiz 34 partidas", comparou.

O Coritiba já entrou em campo 49 vezes neste ano e, caso chegue a final da Sul-Americana, chegará a 75 partidas na temporada.