O torcedor do Coritiba que irá ao Couto Pereira neste domingo (23) tem razões para acreditar em uma vitória sobre o Palmeiras. Apesar de figurar na zona de rebaixamento, com 38 pontos, o Coxa entra confiante após arrancar um bom empate diante do Vitória, em Salvador, na última rodada. No embalo do histórico 6 a 0 da Copa do Brasil de 2011, a Gazeta recorda seis razões pelas quais o torcedor do Coxa pode esperar um triunfo diante dos paulistas.
Fator Couto
O apoio da torcida tem feito a diferença ao Coritiba, desde a chegada do técnico Marquinhos Santos. Com o atual treinador, o Coxa fez nove partidas no Couto Pereira, vencendo seis e empatando duas. A única derrota veio diante do líder Cruzeiro. O aproveitamento em casa com o treinador é de 74,1%, valor que colocaria o Alviverde entre os quatro primeiros da Série A apenas Cruzeiro, Internacional e Atlético-MG têm melhor performance como mandante.
Tabu
Além do bom desempenho nas partidas recentes no Couto, o Coritiba enfrentará um adversário que não costuma ter sucesso quando vem a Curitiba. A última vitória do Palmeiras na casa do Coxa aconteceu em março de 1997, pela Copa do Brasil. Desde então, foram 11 encontros, com os paranaenses levando a melhor em seis oportunidades, além de cinco empates.
Momentos
O Coritiba chega ao confronto em momento melhor. Apesar da incômoda 17ª colocação, a equipe reagiu, fazendo sua parte nos jogos em casa, e conseguindo empates como visitante. As boas atuações tiraram o Coxa da lanterna, devolvendo a esperança em permanecer na elite. O Palmeiras, por sua vez, perdeu rendimento na reta final. O time paulista perdeu as últimas três partidas, sendo duas delas diante de sua torcida.Pressão
O Palmeiras vem a Curitiba bastante pressionado. O time entrou no ano do centenário com grandes expectativas, mas teve um 2014 frustrante até o momento. No Paulista, acabou eliminado ao perder em casa para o Ituano, enquanto o sonho da Copa do Brasil foi abreviado nas oitavas de final, com duas derrotas para o Atlético-MG. Para piorar, a inauguração do Allianz Parque, novo estádio, veio com mais um vexame na última quarta-feira: o Sport venceu por 2 a 0, causando protestos de torcedores alviverdes, que picharam o portão da arena.
Esquema tático
Após dois jogos sem contar com o trio de zaga titular, o Coritiba poderá voltar a adotar o esquema com três zagueiros no domingo. A formação com Luccas Claro, Welinton e Leandro Almeida entrou em campo duas vezes, contra Corinthians e Fluminense, e o desempenho agradou. Contra o Timão, em São Paulo, o Coxa vencia até os 50 minutos do segundo tempo, enquanto diante do Flu, no Couto, um gol de Joel deu a vitória. Foram quatro pontos contra dois adversários que estão na briga por uma vaga na próxima Libertadores.
Joel
A possibilidade do retorno do trio de zaga é um alento ao torcedor, mas a vitória passa pelo bom desempenho dos jogadores de frente. E o grande nome do Coritiba chegou no Couto há apenas dois meses e meio: o atacante camaronês Joel jogou apenas 16 partidas, mas já deixou sete bolas nas redes adversárias. Mesmo atuando apenas no segundo turno, o atacante já é o artilheiro do Coxa no Brasileirão.
- Só o Coxa faz dois confrontos diretos na reta final. Veja a tabela dos ameaçados
- Atlético vai ajudar a definir tamanho da briga do Coritiba na ZR
- Árbitro completará maratona no Couto Pereira
- Avião do Coxa arremete e jogadores levam susto
- Chapecoense goleia o Flu e Coritiba volta para a ZR
- Alex sobre Neymar: "Não jogo nem 1% do que ele joga"
- Coritiba amplia ingressos a R$ 30 para jogo com o Palmeiras
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura