Alex até desconversou na saída de campo, mas não há como negar que o golaço de puxeta do meia, nos acréscimos da partida de ontem contra o Bahia, no Couto Pereira, salvou o cargo do técnico Marquinhos Santos no Coritiba. Nervoso e jogando mal, o Coxa recorreu novamente à qualidade do ídolo para não perder em casa após estar em desvantagem de dois gols. Mesmo assim, saiu de campo muito vaiado pela torcida, que não se contentou com o placar de 2 a 2.
O coro de burro, burro direcionado a Marquinhos já havia sido entoado no intervalo e ganhou força após o confronto. O mesmo torcedor que inflamou a equipe para buscar a igualdade aos 46 minutos, descontou sua ira sob o comandante imediatamente após o apito final.
O péssimo futebol apresentado ontem no Alto da Glória é uma das justificativas. Só que o que conta mesmo, entretanto, é a série de resultados ruins. Dos últimos 24 pontos disputados, o Alviverde somou apenas seis 25% de aproveitamento.
Culpa de quem? "O Marquinhos é o menos culpado", defendeu o capitão Alex. "Enquanto o futebol brasileiro ficar nessa toada de jogo todo dia, ele não tem como fazer o trabalho e treinar. Se tivermos de escolher culpado, não é o treinador", acrescentou o veterano, que no sábado completou 36 anos, de novo criticando o apertado calendário do futebol nacional.
O próprio Alex não parecia estar em uma tarde inspirada ontem. Antes de igualar o marcador, o meia pouco acrescentava ao desnorteado Coxa. O gol de contra-ataque de Wallyson (19/1.º) foi o responsável por deixar o time uma pilha de nervos.
Sacado na metade da etapa inicial, o lateral-esquerdo Diogo estava literalmente tremendo de nervoso, revelou Marquinhos Santos após a partida. O argentino Iberbia, que entrou em seu lugar, também era alvo de crítica vindas das arquibancadas. Antes, Bottinelli havia entrado no lugar de Uellinton, mais um para a longa lista de machucados.
Quando William Barbio ampliou (7/2.º) o cenário ficou ainda mais complicado para o Coritiba, que conseguiu diminuir 12 minutos depois, em gol contra de Titi. Sem tática e apenas no coração, o empate veio através do salvador Alex. Mais um golaço para sua longa galeria.
Ele foi responsável direto por dez pontos dos 29 pontos do atual sétimo colocado na tabela de classificação. "O gol foi muito importante. Se empatar já foi ruim, perder seria péssimo", concluiu o salvador.