A surpreendente vitória da Chapecoense sobre o Fluminense devolveu o Coritiba à zona de rebaixamento do Brasileiro. Embora aumente a pressão, o resultado não altera a situação coxa-branca para as três últimas rodadas. O time depende apenas de si para escapar. Se vencer os três jogos, termina à frente de no mínimo quatro times: Palmeiras, Bahia, Botafogo e Criciúma.
Uma situação confortável, dentro do possível para quem luta contra o rebaixamento. Uma luta agora, na prática, restrita a Palmeiras, Chapecoense, Vitória, Coritiba, Bahia e Botafogo - para o bem e para o mal, tanto a situação do Figueirense como a do Criciúma estão definidas.
As três últimas rodadas reservam apenas três confrontos diretos: Coritiba x Palmeiras e Chapecoense x Botafogo, ambos no domingo; Coritiba x Bahia, na última rodada.
Confira a situação e os próximos jogos de cada um dos times envolvidos na briga contra o descenso.
Palmeiras14º 39 pontos 11 vitórias Gols: 32 x 53 (saldo -21)Tem a pior programação para as duas próximas rodadas. Visita o Coritiba, domingo, em um confronto direto. Depois, vai a Porto Alegre enfrentar o Internacional, candidato a vaga na Libertadores. É grande o risco de estar na zona de rebaixamento quando voltar ao Allianz Parque, na última rodada, para receber o Atlético.
Chapecoense15º 39 pontos 1o vitórias Gols: 33 x 38 (saldo -5)Após a surpreendente vitória sobre o Fluminense, volta para dois jogos em Chapecó. O primeiro é uma final, contra o Botafogo. Vencer mantém a Chape viva e enterra um rival. Depois, o possível jogo do título do Cruzeiro, dias depois da decisão da Copa do Brasil. Se chegar na briga até a última rodada, terá um refresco contra o Goiás, em férias e potencial destino de algumas "malas brancas".
Vitória16º 38 pontos 10 vitórias Gols: 37 x 47 (saldo -10)A exemplo do Palmeiras, são dois jogos seguidos fora. A exemplo do Palmeiras, começa com um confronto (quase) direto. O Figueirense encaminhou a salvação ao derrotar o Botafogo. Carimba a permanência se derrotar os baianos. Depois, o Vitória encara o Flamengo em campo neutro, a Arena da Amazônia. Encerra em casa contra outro time de férias, o Santos, no Barradão.
Coritiba17º 38 pontos 9 vitórias Gols: 35 x 42 (saldo -7)É o único time com dois confrontos diretos pela frente, ambos em casa. Neste domingo, contra o Palmeiras. Na última rodada, diante do Bahia. Entre um e outro visita o Atlético-MG, provavelmente na ressaca do título da Copa do Brasil.
Bahia18º 34 pontos 8 vitórias Gols: 27 x 38 (saldo -11)A vitória sobre o Criciúma reanimou o Bahia para dois jogos em casa. Amanhã, recebe o descansado Atlético. Depois, pega o Grêmio, na briga pela Libertadores. Vencer os dois jogos dará ao Bahia a certeza de visitar o Coritiba, no Couto Pereira, ainda com chance de permanecer na Série A.
Botafogo19º 33 pontos 9 vitórias Gols: 31 x 44 (saldo -13)Graças ao confronto direto entre Coritiba e Palmeiras, não corre risco de cair no fim de semana. Ainda assim, precisa vencer a Chapecoense, na Arena Condá, para seguir vivo e segurar um time que está acima na tabela. Depois, vai à Vila Belmiro enfrentar o Santos. Se ganhar os dois jogos, chegará à rodada final com chance para enfrentar o Atlético-MG, no Maracanã. E torcerá para o Galo vencer a Copa do Brasil e ir ao Rio de Janeiro em ritmo de férias.
Criciúma20º 30 pontos 7 vitórias Gols: 24 x 51 (saldo -27)A tabela é o menor dos problemas do Criciúma. Enfrenta dois times em férias: o Flamengo, em São Luís, e o Sport, no Heriberto Hulse. Depois, aí sim uma pedreira, visita o Corinthians, candidato a vaga na Libertadores. O problema é tirar oito pontos do lado de fora da ZR com apenas três rodadas.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura