FICHA TÉCNICA: Veja como foi Grêmio 2 x 3 Coritiba
Contando com atuação inspirada do criticado Zé Love, que balançou a rede duas vezes, e um gol nos acréscimos de Alex, o Coritiba venceu o Grêmio por 3 a 2 em jogo de duas viradas na noite deste domingo (27), em Porto Alegre. O segundo triunfo em 12 rodadas não bastou para tirar o Coxa da zona de rebaixamento do Brasileirão, mas agora o time está apenas um ponto atrás do Vitória, primeiro fora do grupo dos quatro últimos colocados.
Apesar de o retrospecto histórico do duelo ainda favorecer o Grêmio, o Alviverde tem feito o time gaúcho de freguês recentemente. No Brasileiro do ano passado já havia vencido as duas partidas disputadas contra o adversário.
Neste domingo o Coritiba já poderia ter saído na frente no primeiro tempo, mas chutes de Alex e Robinho pararam na trave e o intervalo veio com 0 a 0 no placar. Os dois primeiros gols do Coxa foram marcados por Zé Love, que ainda não havia balançado a rede no Brasileiro. Entre eles, porém, o gremista Barcos, outro que vivia longo jejum, chegou a virar para a equipe gaúcha. Aos 48 minutos Alex recebeu passe de Norberto na cara do goleiro Marcelo Grohe e não desperdiçou.
Na próxima rodada, o Coritiba recebe o Corinthians, no Couto Pereira, no domingo (3/8). Antes, porém, volta suas atenções para a Copa do Brasil. Na quinta-feira (31/7) recebe o Paysandu no primeiro duelo válido pela terceira fase.
O jogo
Jogando em casa, o Grêmio tentou partir com tudo para cima. Bem postado, o Coritiba conseguiu suportar o abafa inicial e passou, a partir dos 10 minutos, a tocar mais a bola. Sem jogadores de velocidade para aproveitar os espaços deixados nas costas dos laterais gremistas, as chances alviverdes dependiam sempre da participação do meia Alex.
Apesar de propor mais o jogo, o Grêmio pouco ameaçou o gol de Vanderlei e viu o Coritiba acertar a trave por duas vezes, com Alex, em chute forte de fora da área, e Robinho, na segunda tentativa após rebote do goleiro Marcelo Grohe.
O segundo tempo começou em alta velocidade. O Coritiba, que já era melhor no final da primeira etapa, voltou disposto a marcar seu gol, e conseguiu. Em grande jogada de Robinho pelo meio, o passe encontrou o atacante Zé Love na frente. Ele driblou Grohe e empurrou para a rede aos 3 minutos.
O gol incendiou a partida. Atrás no placar, o pressionado técnico do Grêmio, Enderson Moreira, mudou sua equipe e, com Rodriguinho no meio, o time gaúcho passou a sufocar o Coxa. A pressão foi aumentando até que Fernandinho passou facilmente por por Norberto pela esquerda e cruzou para o atacante Barcos, aos 11 minutos, dominar e fuzilar para empatar o jogo.
E a festa gremista aumentou pouco tempo depois, aos 19 minutos. Luan encontrou Barcos sozinho nas costas da defesa. Na cara de Vanderlei, ele primeiro ameaçou e depois chutou para virar o jogo.
Após o segundo gol gremista, quem teve de se atirar para frente foi o Coxa. Na base da superação, começou a pressionar atrás do empate. Em cobrança de falta da entrada da área, Alex levantou para Zé Love escorar para a rede e marcar seu segundo gol no jogo e no campeonato, aos 27.
Empatada, a partida ficou mais disputada e aberta. Apesar das duas chances que Barcos teve de fazer seu terceiro gol, que ficaram em intervenções precisas do goleiro Vanderlei, quem buscou a vitória foi o Coxa. Nos acréscimos, aos 48 da segunda etapa, Alex recebeu belo passe de Norberto sozinho na área e tocou por baixo de Marcelo Grohe para fechar a conta.
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
Lula busca ‘apoio VIP’ no exterior para impor censura aos críticos do governo; acompanhe o Sem Rodeios
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Juiz de Brasília condena Filipe Martins por suposto “gesto racista” em sessão do Senado