Diante do nascimento da Primeira Liga, ou Copa Sul-Minas-Rio, o engenheiro mecânico Horácio Nélson Wendel, 66 anos, faz um alerta: “Cuidado com a tabela!”. A preocupação desse senhor, natural de São Francisco do Sul (SC), faz sentido.
Wendel foi contratado em 2001 pela CBF para montar as tabelas das disputas do Brasileirão. Em 2003, organizou os pontos corridos, com diretrizes até hoje usadas. Também prestou consultoria ao Ministério do Esporte para um calendário unificado entre o futebol europeu e nacional. Já fez várias críticas à fórmula de disputa do Paranaense. E agora vê no novo torneio uma chance de grande acerto – mas teme pela afobação dos dirigentes em não pensar a disputa.
Sem ônus algum, o engenheiro enviou a Alexandre Kalil, CEO da liga, uma tabela detalhada da competição. Wendel faz duras críticas ao formato anunciado: cinco datas e 12 clubes. O esboço é nem um pouco oficial. Nesta quinta-feira (15), uma reunião pode anunciar mais detalhes sobre o campeonato.
“É inviável. Um time vai jogar duas partidas em casa na primeira fase, outro, apenas uma. Vai dar chiadeira. Além disso, em um grupo, pode ocorrer de um classificado somar três pontos. Em outra chave, alguém ser eliminado com quatro. Isso são aberrações”, contesta.
Na formatação da sua tabela, o engenheiro considerou sete datas e 10 agremiações. Sugere que algumas rodadas sejam no mesmo dia do Estadual. “Joguem com reservas, oras. Por que não?”, questiona sobre o Estadual. Fugiu apenas das datas destinadas à Libertadores, possível prioridade para alguns clubes.
Seu argumento principal é o peso das partidas. Wendel vê duelos entre Atlético, Coritiba, Grêmio, Inter, Cruzeiro, Atlético-MG, Flamengo e Fluminense como clássicos – além do encontro regional entre Figueirense e Avaí.
Para deixar ainda mais atrativo, sugere que cada agremiação enfrente apenas um rival de outro estado participante. Neste caso, por exemplo, o Coritiba enfrentaria o Grêmio, mas não o Inter; o Atlético, situação inversa. A lógica serve para encaixar o calendário e evitar sucessivos duelos sem apelo.
“Na minha tabela, teremos 25 jogos na primeira fase, 20 serão clássicos. Ou seja: 80% com grandes encontros”, explica. “No formato anunciado pela liga, serão 18 partidas ao todo, com no máximo nove clássicos, 50%”.
Wendel chegou a falar sobre a ideia para dirigentes do Grêmio. E nada. “Faço ainda mais uma alerta: comecem com 10 clubes. Os cinco demais fundadores [Paraná, Criciúma, Joinville, América-MG e Chapecoense] devem deixar o primeiro ano para os grandes. Na temporada seguinte, com patrocínio e sucesso garantido, faz-se um torneio com 16. É estratégico ficar fora no primeiro ano. Se fracassar, acabou”.
Conheça a tabela (não oficial) sugerida pelo engenheiro Horário Wendel.
RODADA 1
*Nessa quarta feira (de Cinzas), haverá disputa da Copa Libertadores (fase preliminar). Hoje a disputa para essa vaga estariam entre Santos, São Paulo ou Palmeiras. Os clubes disputam a rodada dos estaduais com jogadores reservas.
20 h – CORITIBA X ATLÉTICO – Couto Pereira
22 h - Flamengo x Grêmio - Maracanã
22 h - Internacional x Fluminense – Beira Rio
20 h - Figueirense x Atlético-MG – Orlando Scarpeli
20 h - Cruzeiro x Avaí - Mineirão
RODADA 2
*Nessa quarta feira, haverá disputa da Copa Libertadores (fase preliminar). Hoje a disputa para essa vaga estariam entre Santos, São Paulo ou Palmeiras. Os clubes disputam a rodada dos estaduais com jogadores reservas.
20h – ATLÉTICO-MG X CRUZEIRO - Independência
22h – Avaí x Flamengo – Ressacada
22h – Fluminense x Figueirense - Maracanã
20 h - Atlético x Internacional – Arena Baixada
20h - Grêmio x Coritiba – Arena Grêmio
RODADA 3
* Nessa data não há rodada da Libertadores. Os clubes disputam a rodada dos estaduais com jogadores reservas.
20 h – FIGUEIRENSE X AVAÍ – Orlando Scarpelli
22 h - Flamengo x Atlético - Maracanã
220 h - Coritiba x Fluminense – Couto Pereira
20h - Internacional x Cruzeiro – Beira Rio
20h - Atlético-MG x Grêmio - Independência
RODADA 4
*Nessa data não há rodada da Libertadores, nem dos estaduais.
20 h – FLAMENGO X FLUMINENSE - Maracanã
22 h - Atlético x Atlético-MG – Arena Baixada
22 h - Cruzeiro x Coritiba - Mineirão
20h – Gremio x Figueirense – Arena Grêmio
20 h – Avaí x Internacional – Ressacada
RODADA 5
* Nessa data não há rodada da Libertadores. Os clubes disputam a rodada dos estaduais com jogadores reservas.
20 h – INTERNACIONAL X GRÊMIO – Beira-Rio
22 h – Atlético-MG x Flamengo - Independência
22 h - Fluminense x Cruzeiro – Maracanã
20 h – Coritiba x Avaí – Couto Pereira
20 h –Figueirense x Atlético - Orlando Scarpelli
SEMIFINAIS
22 h – Jogo 1
*Cruzamento livre: com jogo inédito, preferencialmente. E sorteio para definir estádio.
*Feriado Nacional
16 h – Jogo 2
FINAL
22 h - jogo único
*Nessa data, 11/05/2016, há pouca chance de ter jogo na Libertadores e os estaduais acabaram. O Brasileiro 2016 começa no sábado 14/5.
A lógica da tabela
1) A Copa tem sete quartas feiras, 28 jogos, cinco datas na fase classificatória, uma data para semifinais e uma data final.
2) Os clubes compõe um único grupo de 10 clubes. Cada clube joga cinco vezes em turno único, em cinco rodadas.
3) Cada clube joga contra um adversário de outro estado, jamais jogará contra dois rivais de outro estado. Assim permite cinco datas na primeira fase.
4) Os clássicos regionais são marcados um por rodada, às quartas feiras as 20 horas.
5) Cada clube joga duas vezes em casa, duas vezes fora de casa, e o clássico local.
6) Cada clube joga uma vez em casa e uma vez fora de casa, alternadamente.