O técnico Dunga anunciou nesta quinta-feira (17) os 23 jogadores que iniciarão a busca por uma vaga na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, e apostou na boa fase do Corinthians no Brasileiro ao convocar o meia Renato Augusto, o zagueiro Gil e o volante Elias para defender a seleção brasileira nos compromissos contra o Chile, dia 8 de outubro, em Santiago, e Venezuela, dia 13 de outubro, em Fortaleza.
Além deles, outra grande novidade na relação de convocados anunciada na sede da CBF, no Rio, foi a presença do nome do lateral-direito Rafinha, revelado pelo Coritiba e hoje titular do Bayern de Munique.
Presidente ausente
Assim como já aconteceu em outros oito eventos desde a ação que prendeu cartolas do futebol mundial em Zurique, no fim de maio, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, deixará mais uma vez de viajar para compromissos da seleção ou da confederação. Dessa vez, Del Nero não acompanhará a seleção em seus dois primeiros jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia, em 2018. A seleção será representada por Gustavo Dantas Feijó, ex-presidente da federação alagoana e atual vice-presidente da CBF, representando a região Nordeste. “Estamos tratando aqui da convocação da seleção brasileira. No momento oportuno falaremos desse assunto”, desconversou Del Nero. Ele garantiu, porém, que se manifestaria “numa coletiva não muito distante”.
Elias vinha sendo presença constante nas listas de convocados de Dunga, enquanto Gil esteve poucas vezes entre os lembrados pelo treinador. Já Renato Augusto só teve oportunidades na seleção brasileira com o técnico Mano Menezes, mas agora recebe a sua primeira chance com Dunga. Ao todo, sete jogadores que atuam no país foram relacionados. Lucas Lima, Jefferson, Marcelo Grohe e Alisson são os outros lembrados pelo treinador.
Em pouco mais de um ano no cargo, Dunga dirigiu a seleção em 16 jogos, com 14 vitórias, um empate e uma derrota, e, embora a equipe tenha se dado bem nos amistosos, a pífia participação na Copa América, com a eliminação nas quartas de final, deixa preocupações para a disputa das Eliminatórias.
Nos amistosos anteriores aos primeiros compromissos das Eliminatórias, a seleção conquistou duas vitórias, neste mês, sobre a Costa Rica (1 a 0) e os Estados Unidos (4 a 1). E o treinador não fez alterações drásticas na lista desta quinta.
Neymar está suspenso – ainda tem de cumprir duas das quatro partidas da punição pela expulsão depois do jogo com a Colômbia pela Copa América – e ficou fora da lista de convocados por Dunga, embora a CBF tenha entrado com um recurso na Corte Arbitral do Esporte para tentar reduzir a pena imposta ao craque do Barcelona.
Já o meia Rafinha Alcântara, que ganhou as suas primeiras chances na seleção nos últimos amistosos, acabou ficando fora da relação de convocados, após sofrer uma grave lesão no joelho direito na última quarta-feira no duelo entre Roma e Barcelona, e não pôde ser convocado. O meia Kaká, do Orlando City, que havia sido chamado para os amistosos nos Estados Unidos, também não foi lembrado.
Dunga também convocou jogadores que haviam ficado de fora dos compromissos anteriores da seleção brasileira por estarem contundidos, casos do meia Oscar, do Chelsea, e do lateral-esquerdo Filipe Luís, do Atlético de Madrid, que eram nomes recorrentes em convocações anteriores.
O treinador da seleção também indicou ter aprovado a atuação de Hulk nos últimos amistosos – o jogador do Zenit fez gols diante de Costa Rica e Estados Unidos – e voltou a ser convocado pelo treinador, assim como o meia-atacante Lucas, do Paris Saint-Germain.
Veja quem foi chamado:
Goleiros
Jefferson (Botafogo)
Marcelo Grohe (Grêmio)
Alisson (Inter)
Zagueiros
David Luiz (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Marquinhos (PSG)
Gil (Corinthians)
Laterais
Fabinho (Monaco)
Rafinha (Bayern de Munique)
Filipe Luís (Atlético de Madrid)
Marcelo (Real Madrid)
Meio-campistas
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Fernandinho (Manchester City)
Elias (Corinthians)
Renato Augusto (Corinthians)
Douglas Costa (Bayer de Munique)
Lucas Lima (Santos)
Willian (Chelsea)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Atacantes
Lucas (PSG)
Oscar (Chelsea)
Firmino (Liverpool)
Hulk (Zenit)
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião