Dunga minimizou ontem as críticas feitas pelo zagueiro Thiago Silva por ter perdido a braçadeira de capitão e a vaga entre os titulares na seleção brasileira. A polêmica ofuscou o amistoso de hoje, às 16 horas, contra a Áustria, em Viena.
Em meio à insatisfação do jogador, o treinador fez questão de destacar que um de seus objetivos é buscar "novas lideranças" para o grupo.
"Estamos tentando aflorar novos líderes; a seleção não tem um só líder, tem deter vários... A direção [da CBF] me disse para começar do zero", disse o técnico em entrevista coletiva.
Ele também se dirigiu indiretamente ao zagueiro. "Cada um tem o direito de se expressar, vivemos em uma democracia. Trabalho com profissionais, homens, e os respeito dessa forma".
Thiago Silva reserva de Miranda esta tarde mostrou insatisfação no domingo ao criticar a forma como perdeu o posto de capitão para Neymar, por decisão de Dunga, sem ser comunicado oficialmente ou ganhar uma justificativa.
"Respeito a história de todos... mas gosto e respeito muito hierarquia. A forma de a seleção jogar quem define é a comissão técnica da seleção brasileira", reforçou Dunga.
"Ninguém perde nada quando chega aqui e ninguém é dono de nada. Aqui tem que conquistar dia a dia, segundo a segundo e treinamento a treinamento", seguiu.
Durante o treino de ontem, Thiago Silva posou para fotos ao lado de Neymar, que reforçou o discurso de Dunga. "A gente tem uma hierarquia aqui, ela tem que ser respeitada e quem manda é o treinador. O que ele falar está falado", declarou o atacante do Barcelona. "Somos muito amigos e não é por causa de um braçadeira que a nossa amizade vai abalar."
O atacante avalia que a insatisfação de Thiago Silva é mais com a reserva do que com a perda da faixa. "Ninguém gosta de ficar no banco. Também fico triste e chateado quando não estou jogando. O negócio é treinar, trabalhar e dar a volta por cima", disse Neymar.
Ele admitiu que deu conselhos para o veterano zagueiro brasileiro após a entrevista de domingo. "Tem que tomar muito cuidado com o que fala. Tem a imprensa do lado bom e do lado ruim e as pessoas podem interpretar de forma diferente", declarou.
O próprio Thiago Silva quebrou o protocolo e falou com os jornalistas pelo segundo dia seguido. O defensor afirmou que está tranquilo e se manterá uma pessoa sincera.
"Algumas notícias que saíram não foram verdadeiras. Cria um desgaste e um ambiente ruim. Tive a humildade de chegar à comissão técnica e mostrar o que falei que foi com respeito... falei com ele [Dunga] olho no olho", disse ele.
"Tenho o Neymar como irmão e um carinho grande e não vão ser notícias que vão abalar a nossa relação", finalizou.
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
Barroso defende despesa do Judiciário e OAB se queixa de restrição a sustentações orais
DeepSeek reacende alerta sobre coleta de dados por IA, e especialistas cobram fiscalização
Governo e oposição se unem em festa por Hugo Motta; assista ao Sem Rodeios
Deixe sua opinião