Em ação movida na Justiça contra a Federação Paranaense de Futebol (FPF), Atlético e Coritiba conseguiram uma decisão favorável para que a entidade seja obrigada a divulgar documentos envolvendo transações financeiras nos últimos três anos. A decisão é de 30 de novembro, mas o acórdão foi publicado nesta quarta-feira (14).
LEIA MAIS: Perito examina contas da FPF e conclui que a gestão financeira é questionável
O interesse da dupla Atletiba desde a última eleição da FPF, em março de 2015, é focado em dois aspectos: as doações da Federação para os clubes e a aquisição de troféus e medalhas na loja do presidente da entidade, Hélio Cury.
RELEMBRE: Hélio Cury acusa Petraglia de pagamento ilegal para perito judicial
Na decisão do Tribunal de Justiça, em segunda instância, feita em colegiado por três desembargadores e assinada pelo desembargador relator Péricles Bellusci de Batista Pereira, foi aceito o pedido de transparência dos documentos de “qualquer repasse financeiro e de material esportivo realizado em favor dos filiados, nos últimos 24 (vinte e quatro) meses” e “informações detalhadas sobre todas as aquisições de troféus, medalhas e materiais esportivos efetuados nos últimos 36 (trinta e seis) meses”.
LEIA TAMBÉM: Dupla Atletiba usa venda de troféus para derrubar Hélio Cury
A FPF tem até 15 dias para entregar a documentação ou recorrer em uma instância superior. Procurada, a Federação afirmou, via assessoria de imprensa, que não iria se manifestar porque não tinha ainda sido comunicada da decisão judicial.
Desde 2008 no comando da FPF, Hélio Cury venceu a última eleição contra o candidato Ricardo Gomyde, que era apoiado pela dupla Atletiba, após uma campanha de muitas acusações e disputas judiciais. Nas urnas, o atual presidente venceu por 33 a 25, com apoio dos clubes amadores e ligas.
Agora, diante das brigas na justiça, o clima volta a ficar conturbado entre os principais clubes do estado e a entidade que rege o futebol paranaense. Com o fim do Brasileiro, um dos focos dos clubes é justamente o Campeonato Paranaense, que será disputado a partir do dia 29 de janeiro e é organizado pela FPF.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”