Elias deixou o Corinthians muito perto das oitavas de final da Libertadores. Quando o volante apareceu no jogo e fez o gol de empate contra o Santa Fe (1 a 1), em Bogotá, o time de Tite praticamente selou a vaga na próxima fase.
Com dez pontos, o time alvinegro mantém a primeira posição do Grupo 8, o que lhe dá uma tranquilidade considerável para encerrar a fase de classificação, no Itaquerão, dia 20, contra já eliminado Cobresal. Um empate neste duelo já irá assegurar os corintianos nas oitavas de final.
Dependendo dos outros resultados do grupo, a vaga pode vir até mesmo com uma derrota porque Cerro Porteño (7 pontos) e Santa Fe (8) se enfrentam na última rodada. Antes, o Cerro, com um jogo a menos, encara o lanterna Cobresal no Chile.
O gol foi uma vitória pessoal de Elias, que ficou 50 dias parado depois de sofrer uma contusão grave na perna esquerda. Ele ficou de fora até dos últimos dois jogos da seleção pelas Eliminatórias da Copa e só retornou ao time no último domingo, na derrota para o Palmeiras.
Visivelmente ainda estava sem ritmo de jogo. Nesta quarta-feira, já mostrou evolução, principalmente no segundo tempo, quando o Corinthians melhorou como equipe. Elias deixou o time mais solto e foi elemento surpresa no ataque, como no lance do gol, numa jogada que é sua especialidade.
A etapa final mostrou um outro Corinthians. Longe do ideal, mas superior ao time da primeira etapa, quando foi lento e sem criatividade. Antes ou depois do apagão no El Campín – o jogo ficou paralisado 13 minutos por falta de luz.
O problema estava no meio de campo. Faltou triangulação e toque de bola entre os armadores Guilherme, Giovanni Augusto e Lucca. Perdido, André foi peça nula.
Já o Santa Fe buscou jogo. Atacou pelos lados, pelo meio e arriscou chute de longa distância. Foi assim que o time da Colômbia abriu o placar, aos 34/1º, com Otero.
Tite conseguiu arrumar o time na base da conversa, sem trocar peças. Aos poucos, o time se soltou mais e passou a criar chances de gol. O 1 a 1 veio com a marca de Elias. Enfim, após uma boa trama no ataque, Guilherme colocou o volante na cara do gol. Após o empate, Tite mexeu no time, colocou gás novo, suficiente para segurar a pressão final do time colombiano nos quatro minutos de acréscimos.
FICHA TÉCNICA
SANTA FE 1 X 1 CORINTHIANS
SANTA FE
Zapata; Otálvaro, Yerry Mina, Tesillo e Juan Valencia; Gordillo, Anchico (Pérez), Perlaza (Salazar) e Luis Seijas; Jonathan Gómez e Otero (Rojas). Técnico: Gerardo Pelusso.
CORINTHIANS
Cássio; Fagner, Felipe, Yago e Uendel; Bruno Henrique, Elias (Edilson), Giovanni Augusto, Guilherme (Maycon) e Lucca (Romero); André. Técnico: Tite.
Árbitro: Néstor Pitana (ARG)
Estádio: El Campín, em Bogotá (COL)
Amarelos: Fagner, Gordillo e Salazar
Gols: Otero (SF), aos 34/1º; Elias (C), aos 12/2º
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara