Se a comemoração do acesso à Série C varou a madrugada e continuou até o amanhecer, imagine só como será a festa em Ponta Grossa neste domingo (10), quando o Operário enfrenta o Globo-RN para carimbar o título de campeão da Série D. O duelo começa às 19 horas, no Estádio Germano Krüger.
Depois de aplicar 5 a 0 no jogo de ida, em Ceará-Mirim, no último domingo (3), o Fantasma pode até perder por 4 a 0 que mesmo assim levantará uma taça pela segunda vez em 105 anos de história. Só um desastre impedirá a festa em preto e branco.
A primeira conquista aconteceu no dia 3 de maio de 2015, no Campeonato Paranaense. Na decisão contra o Coritiba, o time de Vila Oficinas venceu com um placar agregado de 5 a 0 e festejou, literalmente como nunca antes, diante de 22 mil pessoas no Couto Pereira.
Desta vez, a festa tem tudo para começar em casa, no Germano Krüger – e não será necessário esperar o dia seguinte para que ela fique completa. Depois, certamente ganhará as ruas da cidade, sem hora para acabar.
A euforia do Fantasma também significará uma façanha para o futebol paranaense, que nunca conquistou um título da Quarta Divisão, criada em 2009. Apenas São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais já alcançaram conquistas em todas as divisões.
Com ou sem título, o retorno à Série C após 25 anos já merece um capítulo à parte na história do Operário Ferroviário, que foi da glória ao inferno após sagrar-se campeão estadual dois anos atrás. Na temporada 2016, que tinha tudo para ser ainda mais positiva, o clube foi rebaixado no Paranaense.
O campeão havia caído e, pior, não voltou em 2017. Apesar da melhor campanha na primeira fase da segunda divisão estadual, o time ficou pelo caminho no quadrangular final – União de Francisco Beltrão e Maringá subiram.
Um fracasso enorme, que certamente motivou o elenco comandado pelo técnico Gerson Gusmão – auxiliar de Itamar Schülle em 2015 – a trabalhar dobrado para fazer história com o acesso nacional.
E que está agora prestes a parar Ponta Grossa pela segunda vez.
Confira todos os jogos do Operário na Série D
Operário 1 x 0 Brusque
São Paulo-RS 1 x 0 Operário
Operário 1 x 0 XV de Piracicaba
XV de Piracicaba 0 x 1 Operário
Operário 3 x 1 São Paulo-RS
Brusque 1 x Operário
Desportiva 0 x 2 Operário
Operário 2 x 1 Desportiva
Espírito Santo 1 x 0 Operário
Operário 1 x 0 Espírito Santos – vitória nos pênaltis por 4 x 2
Maranhão 1 x 3 Operário
Operário 2 x1 Maranhão – acesso à Série C garantido
Atlético-AC 0 x 0 Operário
Operário 2 x 0 Atlético-AC
Globo-RN 0 x 5 Operário
Operário x Globo-RN (10/9/2017)
Explosões em Brasília tem força jurídica para enterrar o PL da Anistia?
Decisão do STF que flexibiliza estabilidade de servidores adianta reforma administrativa
Lula enfrenta impasses na cúpula do G20 ao tentar restaurar sua imagem externa
Xingamento de Janja rouba holofotes da “agenda positiva” de Lula; ouça o podcast
Deixe sua opinião