Mudança
Atendendo a um pedido do Santos, a Federação Paulista de Futebol antecipou a partida do clube santista contra o São Caetano, pela 17ª rodada do Campeonato Paulista, do dia 6 de abril para o dia 4. Além da data, o jogo passou da Vila Belmiro para o Pacaembu. O horário também mudou: das 16 h para 19h30. A mudança pode beneficiar o Peixe, já que no dia 6 a seleção brasileira disputa um amistoso contra a Bolívia, em Santa Cruz de La Sierra, o que poderia tirar Neymar e outros atletas do time alvinegro neste jogo do torneio regional. Para o amistoso internacional, Luiz Felipe Scolari deverá contar apenas com jogadores que atuam no Brasil.
O Santos volta a jogar completo, hoje, às 19h30, na Vila Belmiro, contra o Mogi Mirim, pela 15.ª rodada, e precisa da vitória para se manter entre os quatro primeiros colocados, o que dá a vantagem de ser mandante nas quartas de final do Campeonato Paulista. A esperança santista é que Neymar, que amarga a pior fase de sua carreira profissional de quatro anos, interrompa o jejum de gols e volte a ser decisivo.
Se na seleção brasileira Neymar, que era referência até há pouco tempo, já não é considerado insubstituível pelo técnico Luiz Felipe Scolari, no Santos deixou de ser certeza de gol e garantia de vitória. O último gol dele foi no domingo de carnaval, no dia 10 de fevereiro, na derrota por 3 a 1 diante do Paulista, no gramado encharcado do Pacaembu, sob os olhares de sua namorada, a atriz Bruna Marquezine.
A rigor, Neymar teve apenas uma atuação destacada em 2013. Foi na vitória por 3 a 1 contra o São Paulo, em 3 de fevereiro, na Vila Belmiro. Deu os passes para os dois gols de Miralles e ainda sofreu o pênalti, que ele mesmo cobrou e converteu. Depois daquela partida, sua produção caiu demais, tanto nos quatro jogos pelo Santos como nos três amistosos da seleção brasileira contra Inglaterra, Itália e Rússia. Para piorar, desfalcou o Peixe em duas partidas por ter sido expulso na derrota contra a Ponte Preta e recebido o terceiro cartão amarelo, por simular pênalti, no clássico contra o Corinthians.
Neymar procura não demonstrar preocupação com as seguidas más atuações. Diz apenas que no futebol nem sempre as coisas saem como se deseja. Ao mesmo tempo que o seu staff e dirigentes santistas juram que não há negociação encaminhada para a sua transferência para o futebol europeu, o seu pai e principal empresário, Neymar da Silva Santos, admite que o filho tem muitas propostas de clubes de ponta da Europa.
Também o presidente em exercício do Santos, Odílio Rodrigues, diz acreditar que vão chover ofertas para tirar Neymar da Vila Belmiro na próxima janela de transferências internacionais, em julho, mas ainda sonha com a prorrogação do seu contrato até 2016, após a Olimpíada do Rio de Janeiro.
Tudo isso e mais o recém iniciado namoro com a atriz global parecem mexer com a cabeça de Neymar e quebrar a concentração do craque em campo. Porém, como nas fases negativas anteriores, o atacante pode ressurgir. O que seria normal para um jogador de 21 anos e que em 260 jogos como profissional marcou 162 gols (média 0,62/jogo), sendo 131 pelo Santos.