A presidente Dilma Rousseff lamentou nesta segunda-feira (15) a morte do ex-jogador da seleção brasileira José Ely de Miranda, o Zito, a quem chamou de “mago do nosso futebol.”

CARREGANDO :)

Em nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Dilma prestou homenagem à família de Zito e aos torcedores do Santos, time em que ele se consagrou ao lado de Pelé. “Um mago do nosso futebol, o grande Zito, deixou-nos neste final de semana. À família de José Ely de Miranda, aos fãs do futebol brasileiro e aos torcedores do Santos, a minha homenagem e sentimentos de admiração”, diz a nota assinada pela presidente.

Zito morreu neste domingo (14) aos 82 anos. A informação foi confirmada pela assessoria do Santos, que não revelou a causa da morte. Em 2014, o ex-jogador ficou internado por 34 dias após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Desde então, recebia cuidados de enfermeiros em casa durante todo o dia.

Publicidade

Histórico

Bicampeão mundial em 1962 e 1963 pelo Santos, Zito também esteve presente na conquista do bicampeonato mundial com a seleção brasileira na Suécia, em 1958, e no Chile, em 1962.

O ex-meio campista foi ainda responsável por revelar Neymar e Robinho na época em que trabalhava nas categorias de base do Santos. Em sua conta no Twitter, o atacante Neymar prestou sua homenagem a Zito. “Não tenho palavras pra descrever esse cara, simplesmente agradeço tudo que fez por mim... Obrigado, Zito”, escreveu o jogador.