O ex-jogador do Atlético Kita faleceu na manhã deste sábado (3), em Passo Fundo-RS, aos 57 anos de idade. João Leithardt Neto foi internado em estado grave na última quinta-feira (1), no Hospital do Trauma de Passo Fundo, onde morava, em decorrência de complicações de um câncer contra o qual lutava já há quatro anos, e que acabou por comprometer diversos órgãos do corpo do ex-centroavante.
Em 2011, Kita teve parte do pé esquerdo amputado após contrair uma infecção hospitalar quando realizava cirurgia para reconstruir os ligamentos do tornozelo esquerdo.
Kita iniciou a carreira no Passo Fundo, em 1973, foi medalhista de prata com a seleção brasileira nos jogos de 1984, em Los Angeles, e teve passagem marcante pelo Atlético, em 1990. Chegou a Curitiba com status de craque e foi recepcionado com muita festa pela torcida rubro-negra. Com a camisa do Furacão, Kita conquistou o título estadual de 90, seu último como jogador profissional, marcando 10 gols e sendo o artilheiro da equipe no estadual daquele ano.
Kita jogou também por Grêmio, Internacional, Flamengo, Figueirense, Juventude, Portuguesa, Inter de Limeira e encerrou a carreira no clube que o projetou, o Passo Fundo, em 1995. Foi medalha de prata na Olimpíada de 1984, em Los Angeles. Também foi campeão paulista pela Inter de Limeira, em 1986.