Felipão é o nono melhor técnico do século 21, segundo ranking da Federação Internacioanl de História e Estatística do Futebol| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, é o único brasileiro na lista da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) entre os dez melhores treinadores de futebol do século 21. O pentacampeão mundial em 2002, que retornou ao comando da equipe nacional em novembro do ano passado, após participar da campanha de queda do Palmeiras no Brasileiro, ficou em nono lugar.

CARREGANDO :)

Felipão ficou à frente do espanhol Pepe Guardiola, que acumulou vários títulos pelo Barcelona, mas ficou apenas na 15ª colocação. Ainda à frente de Guardiola ficaram o francês Arsene Wenger (3.º), do Arsenal, o argentino Marcelo Bielsa (5.º), do Athletic de Bilbao, o holandês Gus Hiddink (7.º), do Anzhi, e o espanhol Rafa Benitez (10.º), do Chelsea.

O primeiro lugar do ranking é do escocês Alex Ferguson, que comanda o Manchester United há 27 anos e soma 34 títulos pelo clube inglês. Na sequência, vem o português José Mourinho, do Real Madrid, detentor de duas Ligas dos Campeões (Porto e Inter de Milão).

Publicidade

Os outros brasileiros mais bem colocados entre os 199 treinadores listados pela IFFHS, são Carlos Alberto Parreira (19.º), Dunga (20.º), Zico (45.°), Tite (52.°), Vanderelei Luxemburgo (58.°) e Abel Braga (64.°). Mais dez treinadores do Brasil fazem parte do ranking.

Veja o top 10 do ranking da IFFHS e a colocação dos brasileiros:

1.° - Alex Ferguson (Escócia)

2.° - José Mourinho (Portugal)

3.º - Arsene Wenger (França)

Publicidade

3.° Fabio Capello (Itália)

5.° Vicente del Bosque (Espanha)

6.° Marcelo Bielsa (Argentina)

7.° Gus Hiddink (Holanda)

8.° Carlo Ancelotti (Itália)

Publicidade

9.° Luiz Felipe Scolari (Brasil)

10.° Rafa Benítez (Espanha)

19.° Carlos Alberto Parreira (Brasil)

20.° Dunga (Brasil)

25.° Muricy Ramalho (Brasil)

Publicidade

45.° Zico

52.° Tite

58.° Vanderlei Luxemburgo (Brasil)

64.° Abel Braga (Brasil)

78.° Jorvan Vieira (Brasil)

Publicidade

100.° Paulo Autuori (Brasil)

104.° Celso Roth (Brasil)

120.° Emerson Leão (Brasil) / Jair Picerni (Brasil)

138.° Alexandre Guimarães (Brasil)

148.° Sérgio Farias (Brasil)

Publicidade

155.° Joel Santa (Brasil)

183.° Ricardo Gomes (Brasil)