Fifa diz que vai processar comediante inglês| Foto: Reuters

A Fifa vai entrar com um processo legal contra o comediante Simon Brodkin. O ator inglês invadiu a coletiva do presidente da entidade, Joseph Blatter, na segunda-feira (20) e jogou notas de dólar falsas em cima do dirigente suíço. Ele ainda fez uma referência às denúncias de suborno na escolha das sedes das Copas do Mundo.

CARREGANDO :)

Conhecido por invadir lugares para fazer performances de stand-up, Brodkin irritou o dirigente na ocasião, que irritado, pediu que os seguranças o retirassem. Mas eles não impediram que o comediante jogasse um grande bolo de notas que voaram para cima do dirigente.

Publicidade

O protesto em tom de brincadeira fazia uma referência aos escândalos de corrupção pelos quais a Fifa é investigada. No dia 27 de maio, o FBI e a polícia da Suíça deflagraram uma operação que prendeu sete dirigentes acusados de corrupção em Zurique, antes do congresso que reelegeria Blatter como presidente. Dias depois, o suíço anunciou que deixaria o comando da entidade. A nova eleição da Fifa foi marcada para o dia 26 de fevereiro do ano que vem.

Brodkin já apareceu em vários programas da BBC e já havia invadido outros lugares. Em março de 2013, ele encarnou o jogador de futebol Jason Bent, outro dos seus personagens, e se aqueceu no campo com os jogadores do Manchester City antes de uma partida contra o Everton no Goodison Park, estádio da equipe de Liverpool, na Inglaterra. O comediante foi acusado de invadir o gramado e condenado a ficar seis meses afastado dos estádios.

Em junho do ano passado, também fazendo o personagem Jason Bent, o comediante foi até o aeroporto de Luton para tentar embarcar com a seleção inglesa para a disputa da Copa do Mundo no Brasil.

No mês passado, o comediante invadiu o show do rapper Kanye West durante a sua apresentação no festival de música de Glastonbury. O ator disse na ocasião que era uma vingança para a cantora Taylor Swift, que em 2009 teve a sua apresentação interrompida durante a cerimônia do VMAs, da MTV.