O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse neste sábado (9) na Suíça que a entidade decidiu reconhecer como mundial o título conquistado pelo Palmeiras em 1951, em um torneio chamado na época de Copa Rio e que teve participação de oito times da América do Sul e Europa. "O Palmeiras, naquela época, foi o campeão do mundo de clubes", disse Blatter ao jornal O Estado de S. Paulo.
Não está claro como será feito o reconhecimento, mas, segundo a reportagem, o Palmeiras não será incluído entre os campeões mundiais que a Fifa reconhece a partir de 2000, quando passou a organizar a competição. "Vamos dar um certificado para todos os campeões. Agora, vamos ter um campeão por ano", disse Blatter.
O Palmeiras pede desde 2006 que o título da Copa Rio de 1951 seja considerado como mundial. Na época foi feito um dossiê que detalhava a competição. O principal argumento no pedido palmeirense é que o secretário-geral da Fifa na época, o italiano Ottorino Barassi, foi enviado ao Brasil pela Fifa para acompanhar a competição.
O clube alegou no dossiê também que foi o primeiro torneio intercontinental de clubes organizado, por isso pode ser considerado como um Mundial.
A CBD, a CBF da época, organizou a competição para tentar elevar a autoestima dos brasileiros depois da derrota na Copa do Mundo de 1950, realizada no Brasil. Foram convidados campeões nacionais de diversos países, entre eles Juventus (Itália), Sporting (Portugal), Estrela Vermelha (Iugoslávia), Áustria Viena (Áustria), Nacional (Uruguai) e Nice (França).
Do Brasil participaram o Vasco, que era o campeão carioca na época, e o Palmeiras, que vencera o Paulista e o Torneio Rio-SP. Apesar de se chamar Copa Rio, houve jogos no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Na decisão, com mais de 150 mil pessoas no Maracanã, o Palmeiras jogava pelo empate e conseguiu o 2 a 2 contra a Juventus, levantando o troféu.
Em 2007, o Palmeiras recebeu um documento da Fifa, assinado pelo então secretário-geral, Urs Linsi, confirmando que a entidade considerava o Palmeiras campeão do mundo. Mas, pouco depois, o documento de Linsi foi desautorizado por Blatter e a Fifa informou que continuava analisando o caso.
Este ano, durante o Congresso da Fifa, realizado no Brasil às vésperas da Copa do Mundo, o presidente eleito da CBF, Marco Polo Del Nero, que é conselheiro do Palmeiras e faz parte do comitê-executivo da Fifa, fez o pedido para que a entidade considerasse o pedido palmeirense antes de 26 de agosto, quando o clube fará 100 anos. Houve também contato do ministro do Esporte, Aldo Rebello, palmeirense declarado, com membros da Fifa para tratar do assunto.
Em 1952, o Fluminense venceu um torneio semelhante, disputado nos mesmos moldes, e também cogitava pedir o reconhecimento para a Fifa.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião