Num clube que vive em ebulição constante, duas notícias de peso e contrastantes. Nesta segunda-feira (25), o Flamengo acertou a contratação do atacante Guerrero. No mesmo dia que ficou sem técnico, ao decidir demitir Vanderlei Luxemburgo, após a derrota para o Avaí, Santa Catarina. Numa reunião, à noite, entre o treinador e os dirigentes rubro-negros, eles definiram que a saída do comandante era a melhor solução. Além disso, trataram dos detalhes do anúncio do reforço.
Até lá, o peruano já saberá quem será o seu novo treinador. O clube não terá muito tempo para escolher. Nesta quarta-feira (27), o Flamengo enfrentará o Náutico, no Maracanã, pela terceira fase da Copa do Brasil. No domingo, será a vez do clássico Fla-Flu, no Brasileiro. Nesta terça-feira, o time está em 17º lugar na tabela, com apenas um ponto. Com a queda de Vanderlei, um antigo personagem deve ganhar destaque. Ainda que momentâneo. O provável interino será Jayme de Almeida, auxiliar fixo da comissão técnica. Ele voltou ao clube em abril, quase um ano depois de ser demitido. Jayme havia sido campeão da Copa do Brasil, em 2013, e do Carioca de 2014.
Há alguns meses, o técnico dividia a diretoria do Flamengo. Após os últimos resultados ? empate com o Sport e derrota para o Avaí ?, o lado da balança contra o treinador pesou mais. Ao todo, em sua quarta passagem pelo rubro-negro, Vanderlei comandou a equipe em 58 partidas. Ele assumiu o time na 12ª rodada do Brasileiro do ano passado, após a demissão de Ney Franco, em julho. Na ocasião, a equipe estava na zona de rebaixamento e não havia vencido sob o comando do então técnico ? situação semelhante a de agora,em menos jogos.
O principal feito de Vanderlei, ano passado, foi ter tirado o Flamengo da degola no Brasileiro. O time terminou em 10º lugar. Ele considerava impedir o rebaixamento do rubro-negro a sua missão. Por isso, ter sido eliminado nas semifinais da Copa do Brasil, depois da goleada sofrida para o Atlético-MG (4 a 1), não abalou os planos do técnico. Para 2015, esperava-se mais. A equipe, no entanto, caiu nas semifinais do Carioca ao ser eliminado pelo Vasco. Foram, no total, 23 jogos, 14 vitórias, cinco empates e quatro derrotas (68% de aproveitamento).
Vanderlei não verá o anúncio de Guerrero, negociação que teve o aval do treinador. Inicialmente, o atacante só será anunciado após a Copa América, que termina dia 4 de julho. O pedido foi feito pelo próprio jogador, que se apresentará à seleção do Peru no início de junho. O peruano está preocupado com a repercussão da notícia em São Paulo e prefere que os ânimos da torcida corintiana esfriem.
A contratação do atacante será um dos nomes de peso que o clube procura. A diretoria acredita que Guerrero tem o perfil perfeito para se tornar um novo ídolo. Ele assinará com o rubro-negro por três anos, com salário de R$ 500 mil e luvas de R$ 12 milhões (o pagamento deve ser parcelado). O clube negocia também com o volante Petros, outro jogador corintiano.
Antes das novidades, o Flamengo teve uma chegada tumultuada, ontem, no Aeroporto Internacional Tom Jobim. Vanderlei e os jogadores passaram ilesos. Cerca de 20 membros da Torcida Jovem Fla cercou a delegação, mas não houve agressões. Eles pediram respeito ao clube e mais jogadores.