• Carregando...

Diretor geral do Comitê de Organização da Copa do Mundo de 1998, Jacques Lambert declarou em comunicado à imprensa nesta quinta-feira (4) que tem certeza que a França não cometeu “nenhuma irregularidade” para ser escolhida como país-sede do Mundial.

Lambert manifestou-se após a divulgação de declarações de Chuck Blazer, ex-membro do comitê executivo da Fifa, nesta quarta-feira (3), nas quais ele dizia ter recebido propina para votar nas sedes das Copas de 1998 e de 2010, na África do Sul.

“Minha convicção íntima e profunda é de que não houve nenhuma irregularidade cometida pela equipe da candidatura francesa”, declarou Lambert.

Ele ainda acrescentou que Jack Warner, que se especula que teria recebido propina para votar na França, votou na candidatura marroquina.

“A equipe da candidatura visitou Jack Warner para apresentar o dossiê da candidatura e convencê-lo a votar na França. Warner havia pedido que a França jogasse um amistoso em Trinidad e Tobago antes da Copa de 1994. Ao fim do encontro, Warner disse: ‘votarei em vocês’. O resultado final foi de 12 votos para a França e 7 para o Marrocos. Quando fizemos a contagem, percebemos que Warner havia votado em Marrocos”, disse Lambert.

Chuck Blazer

Ex-integrante do comitê executivo da Fifa, o norte-americano Chuck Blazer afirmou em depoimento à Justiça dos EUA que houve pagamento de propinas nas escolhas das sedes da Copa do Mundo de 1998, na França, e 2010, na África do Sul.

Nesta quarta-feira (3), o Departamento de Justiça dos Estados Unidos divulgou a transcrição de uma audiência na Corte de Nova York em novembro de 2013, em que o cartola se declara culpado das dez acusações atribuídas a ele, entre elas extorsão e conspiração para lavagem de dinheiro.

No depoimento, Blazer admitiu ter “trabalhado para facilitar a aceitação de suborno na seleção do país-sede da Copa do Mundo de 1998”.

O norte-americano, no entanto, não cita qual candidatura seria a responsável pela tentativa de comprar votos.

Em 1992, a França ganhou o direito de organizar o Mundial ao derrotar Marrocos por 12 votos a 7. A Suíça também participou do processo seletivo, mas não teve sua candidatura aprovada pela Fifa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]