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Fazer o futebol nunca mais ser o mesmo sem copiar ninguém. Regados de presunção e, na verdade, repaginando o passado, duas das principais marcas de material esportivo do mundo exibiram, simultaneamente, suas novas armas para ganhar o consumidor: com a promessa de inovar, Adidas e Nike, no mesmo dia, no início deste mês, lançaram suas novas chuteiras.

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Confira os novos modelos de chuteiras

Coincidentemente (ou nem tanto), ambas as empresas apostaram no mesmo aspecto para inovar: uma espécie de "gola" que envolve o tornozelo, como uma meia. O que por si só, não chega a ser uma novidade, afinal, as primeiras chuteiras fabricadas também tinham cano alto; os calçados para futebol que não ultrapassavam a altura do calcanhar surgiram só em meados dos anos 40.

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Com o mote de "Lidere, não copie", em uma clara alfinetada à concorrente, a Adidas lançou a Primerknit FS, com cano alto até o meio da panturrilha, sem costuras e sem cadarço, numa combinação que promete dar sensação de conforto e a "precisão no toque de bola nunca antes visto".

Pouco mais do que isso foi dito ou revelado pela empresa alemã, que afirma que o modelo ainda é um protótipo em fase de desenvolvimento, em forte indício de que não quis ficar atrás da concorrente norte-americana na batalha das marcas.

A Nike, por sua vez, criou uma chuteira com um cano médio, que cobre o tornozelo, a Magista, que tem como garotos-propaganda o craque do Barcelona Andrés Iniesta e o brasileiro David Luiz, do Chelsea.

A "gola" da Magista tem função não apenas visual, explica o vice-presidente de Desempenho Esportivo para calçados da marca, Phil McCartney: "Seu objetivo é aumentar a sensibilidade em contato com a bola e aprimorar os toques do jogador. Ela permite que pé, tornozelo e a parte inferior da perna trabalhem juntos, enfatizando os movimentos naturais".

Ainda longe de experimentar os modelos (não estão no mercado), o lateral do Coritiba Victor Ferraz é um dos que se divide entre gosto e praticidade dos modelos. "Esteticamente, gostei. São estilosas. Não sei se me adaptaria a essa história de cano longo. Parece apertar demais no pé. Prefiro as chuteiras de couro".

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Dificilmente os canos longos serão vistos nos jogos da Copa. A chuteira da Adidas segue em desenvolvimento até o final do ano. A da Nike está em pré-venda ao público a R$ 1.299,90, mas ainda é uma incógnita para o Mundial.

Colaboração de Gustavo Ribeiro e Robson Martins.