O técnico da seleção brasileira sub-20, Alexandre Gallo, convocou na tarde desta quarta-feira (29) o grupo de 26 jogadores que inicia a preparação para o Mundial Sub-20 da Nova Zelândia, que acontece entre 30 de maio e 20 de junho.
Três atletas que atuam em clubes paranaenses fazem parte da lista inicial, que terá cinco cortes: o meia Marcos Guilherme e o zagueiro Léo Pereira, do Atlético, e o lateral-direito Rodrigo Ramos, do Coritiba. Se for ao Mundial, o trio perderá seis rodadas do Brasileiro.
Já o meia catarinense Nathan, que tem contrato com o Furacão, mas ainda não acertou com outro clube desde que a negociação com o Chelsea, da Inglaterra, não se concretizou, ficou fora do grupo. O atacante Gabriel, do Santos, também não foi lembrado pelo treinador.
Quarto colocado no Sul-Americano da categoria, em fevereiro, o Brasil estreia contra a Nigéria no dia 1.º de junho. A partida será às 13 horas no horário local (22 horas de Brasília do dia 31 de maio), em New Plymouth. Coreia do Norte e Hungria também estão no Grupo E e são adversários do time canarinho na primeira fase do torneio.
A delegação brasileira se apresenta no dia 11 de maio para iniciar a preparação para o Mundial. Os treinos e avaliações serão realizados em Atibaia, no Interior de São Paulo. No dia 16 de maio, a equipe embarca para a segunda etapa de treinamentos, desta vez na Austrália, com 21 atletas.
Dentre os convocados, a maioria atua no futebol nacional (21) – Fluminense e Cricíuma são os times que mais cederão jogadores, três cada. As exceções são os meio-campistas Danilo (Braga-POR), Alef (Olympique de Marselha-FRA) e Andreas Pereira (Manchester United-ING) e os atacantes Caio Rangel (Cagliari-ITA) e Jean Carlo (Real Madrid-ESP).
Em 19 edições, o Brasil foi campeão cinco vezes do Mundial Sub-20. Em 1983, 1985, 1993, 2003 e 2011. Na última conquista, saiu da disputa com o artilheiro e melhor jogador da competição, o atacante Henrique, que hoje defende o Botafogo.
Confira a lista de convocados:
Goleiros
Marcos - Fluminense
Jean - Bahia
Georgimy - Cruzeiro
David - Criciúma
Zagueiros
Marlon - Fluminense
Lucas - São Paulo
Léo Pereira - Atlético
Iago - Criciúma
Laterais
João Pedro - Palmeiras
Rodrigo Ramos - Coritiba
Caju - Santos
Jorge - Flamengo
Meio-campo
Danilo - Braga
Jaja - Flamengo
Mateus Biteco - Grêmio
Alef - Olimpique Marselha
Boschilla - São Paulo
Andreas Pereira - Manchester United
Gabriel Jesus - Palmeiras
Marcos Guilherme - Atlético
Atacantes
Judivan - Cruzeiro
Kenedy - Fluminense
Yuri - Grêmio
Caio Rangel - Cagliari
Bruno Lopes - Criciúma
Jean Carlo - Real Madrid
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião